As provas da OAB são reconhecidamente difíceis, especialmente pelo volume de conteúdo solicitado ao candidato. Dessa forma, somente a preparação focada e intensa poderá ser um diferencial e garantir a aprovação.
Quer saber mais sobre as opções de apostila da OAB para escolher a sua?
Vem com a gente!
Há muitas dúvidas sobre a eficiência das apostilas na preparação.
Algumas pessoas acreditam que elas sozinhas não teriam o efeito desejado, de potencializar o aprendizado.
De fato, o ideal é que elas sejam um complemento para um estudo mais amplo e diverso.
No entanto, as apostilas digitais já conseguem contemplam um material muito completo, não deixando de fora nenhum tópico do conteúdo programático.
De qualquer maneira, a resposta para a pergunta do título só você mesmo poderá saber, testando a que funciona melhor no seu ritmo e na sua rotina.
Uma coisa que precisa ficar clara é que o formato e a proposta da apostila em PDF são muito diferentes da apostila de papel. Isso porque as apostilas virtuais, por uma questão de espaço, terão muito mais conteúdo e desdobramentos que a impressa. Muitas vezes, são até mesmo mais completas que livros!
Veja algumas vantagens e desvantagens da apostila em PDF:
Em termos gerais, pode-se apontar três casos em que a apostila de papel é a melhor opção para o candidato:
1 – Concursos que não têm material
Muitas vezes concursos menores, como os de prefeituras ou para cargos muito específicos, não possuem um curso completo como videoaulas e apostilas em pdf. Para esses casos as apostilas impressas são excelentes ferramentas de preparo, pois você encontrará em um só local toda a legislação a ser estudada.
2 – Quando se precisa de um material conciso para uma rápida revisão
Se o candidato já tem uma bagagem de estudo, tendo se preparado com afinco para concursos similares, com praticamente o mesmo conteúdo, a apostila de papel é um ótimo opção. Isso porque servirá, basicamente, para revisão.
3 – Quando há pouco tempo para estudar entre o edital e a prova
Sabe a expressão “quem não tem cão caça com gato”?, esse é um desses casos. Ou seja, certamente um curso preparatório iria preparar melhor o candidato para o concurso, no entanto, com o pouco tempo disponível entre o lançamento do edital e a prova, a única chance poderá ser um material conciso e que vá direto ao ponto.
Afinal, disso dependerá a qualidade do seus estudos.
Por isso, é preciso avaliar muito bem antes, considerando todos os pontos negativos e positivos das opções disponíveis. Converse com outros concurseiros, busque relatos em fóruns e grupos de discussão, acesse sites sérios.
Em geral, os cursos preparatórios mais bem conceituados contratam os melhores professores da área, principalmente para os concursos mais disputados, para elaborar suas apostilas.
Outra grande vantagem, é que as apostilas em PDF, na maioria das vezes, vêm acompanhadas de videoaulas complementares e cursos específicos para situações mais avançadas de estudo, como a resolução de concursos.
Uma boa alternativa antes de decidir investir dinheiro em um material mais robusto, é fazer testes.
Os principais cursos preparatórios para concursos públicos oferecem uma série de materiais totalmente gratuitos.
Você pode começar por eles e ir avançando, já mais seguro da escolha e com um direcionamento mais apurado.
Veja quais as opções disponíveis:
Nossa análise foi feita com base nos seguintes critérios:
Confira o ranking:
Nota: 9,5
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o Estratégia, basta clicar:
Nota: 9,5
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o Gran Cursos Online, basta clicar:
Nota: 8,5
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o CERS, basta clicar:
Nota: 8,5
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o Aprova Concursos, basta clicar:
Nota: 9
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o LFG, basta clicar:
Resumo: criado em 2016, o MasterOAB é o resultado de uma parceria entre duas tradicionais empresas do ramo de cursos preparatórios (Descomplica e Master Juris).
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o MasterOAB, basta clicar:
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o Damásio Educacional, basta clicar:
Vantagens
Desvantagens
Para saber mais sobre o Saraiva Aproval, basta clicar:
Conheça os detalhes do exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
Organizada pela renomada banca examinadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é realizada três vezes por ano, dividida em duas fases.
Primeira fase: prova objetiva com 80 questões sobre as disciplinas da graduação de Direito.
Segunda fase: apenas para os que passaram na etapa anterior, com redação e solução de casos simulados conforme disciplina escolhida anteriormente pelo candidato.
Para garantir a aprovação, é preciso somar, no mínimo, 40 pontos.
A quantidade de questões para cada disciplina muda a cada exame, porém o edital deve trazer uma porcentagem mínima reservada ao Estatuto da Advocacia e da OAB, Código de Ética, Filosofia do Direito e Direitos Humanos.
A primeira fase do exame da OAB conta com 80 questões das 17 disciplinas estudadas durante a graduação de Direito.
Veja as disciplinas do exame e o número médio de questões em cada uma delas:
Embora não haja um número fixo de questões por matéria, é possível fazer uma média comparando as últimas edições do Exames da Ordem.
Confira:
As disciplinas consideradas mais relevantes, ou seja, que têm maior peso na prova são Ética, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Administrativo, que somam quase 60% da prova.
As disciplinas de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial somam cerca de 25%. E as com menor peso são Direitos Humanos, Direito Internacional, Direito da Infância e Adolescência, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito, representando 15% do total.
Estatuto das pessoas com deficiência, refugiados, situação jurídica de presos, proteção internacional de encarcerados, revista íntima no trabalho e ambientes prisionais.
Modalidades, formalidades, alteração, suspensão e interrupção, salário e remuneração, duração do trabalho, férias e repouso semanal, insalubridade e periculosidade, FGTS, estabilidade, extinção do contrato de trabalho.
Princípios, organização da Justiça do Trabalho, dissídios individuais, recursos, tempestividade, custas, embargos de declaração, recurso de revista, agravo de petição.
Ação civil ex delicto, inquérito penal, procedimento do júri, jurisdição e competência, prova.
Procedimento ordinário, recursos (ordinário, agravo de instrumento, especial e extraordinário), espécies de execução.
Teoria do ato, fato e negócio jurídico, prescrição e decadência, obrigações, contratos, direitos reais, direito de família.
Desistência voluntária e arrependimento eficaz, penas, extinção da punibilidade, crimes contra a pessoa, crimes contra o patrimônio, crimes contra a administração, crimes hediondos e lei de execução penal.
Garantias fundamentais, estrutura dos poderes, processo legislativo, controle de constitucionalidade.
Relações entre os Estados, tratados internacionais, competência internacional e arbitragem.
Exercício da advocacia, direitos dos advogados, impedimentos, incompatibilidades, honorários, infrações disciplinares, processo disciplinar.
Sistema Tributário Nacional, limitações constitucionais, competência tributária, obrigação tributária, tributos em espécie, administração tributária.
Estatuto da Criança e do Adolescente, família substituta, ato infracional, medida socioeducativa.
Responsabilidade da prestação de serviços, proteção contratual do consumidor, defesa em juízo do consumidor, direitos difuso e coletivo.
Organização da administração pública, atos administrativos, contratos administrativos, agentes públicos, intervenção do Estado na propriedade.
Princípios, licenciamento ambiental, responsabilidade por dano ambiental
Propriedade industrial, nome empresarial, direito societário, sociedades limitadas, anônimas, EIRELI, títulos de crédito, falência, recuperação judicial, recuperação extrajudicial.
Conceitos de direito e justiça, espécies de justiça, norma fundamental e Constituição, positivismo jurídico, teoria tridimensional do Direito, Hermenêutica.
A segunda fase do exame da OAB é a prova prático-profissional, na qual o candidato poderá optar entre as seguintes disciplinas:
Nesta etapa, deverá elaborar uma peça ( que vale 5 pontos) e responder a quatro questões discursivas (cada uma vale 1,25).
Caso o candidato não seja aprovado na 2ª fase, ele pode se submeter ao processo de repescagem para o próximo exame. Desde 2013, a OAB permite que candidatos reprovados somente na 1ª fase pulem direto para a 2ª fase no exame seguinte.
Além de estudar com a melhor apostila da OAB, é preciso ficar de olho nas novidades sobre a prova. Acesse nossas redes sociais para não ficar de fora: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos e boa sorte!
O ano de 2025 já está no horizonte dos concurseiros! E não é pra menos!…
Após um longo hiato, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas voltou a colocar o…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade se prepara para lançar um novo concurso…
Para os concurseiros de plantão, o tão aguardado concurso da Polícia Civil de Minas Gerais…
É hora de ficar atento ao novo concurso do MPU! A Fundação Getulio Vargas (FGV)…
Ver comentarios
Como identificar na segunda fase (Opcao Direito do Trabalho) qual tipo de peticao eu devo desenvolver diante do pedido da Banca.
Amilton odorico