O que é? Quais os tópicos? Que tipo de questão aparece? De fato, essa é uma disciplina bastante ampla e cada banca examinadora tem seu estilo de cobrança.
No entanto, o candidato bem preparado não enfrentará dificuldades.
É importante reforçar que Atualidades está presente em praticamente todos os editais, de todas as áreas (Jurídica, Policial, Bancária, etc). Quando não há prova específica da matéria, questões de temas atuais são cobradas nas provas de Língua Portuguesa, por exemplo.
Ou seja, é imprescindível estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo para não fazer feio e perder pontos importantes.
Infelizmente, um tema que pode ser bastante solicitado. Uma vez que a tragédia de Mariana, há três ainda, ainda reverbera e Brumadinho chocou o mundo ao repeti-la quase que de maneira idêntica. Aos concurseiros, é interessante que estejam atentos a questões como as regras para a construção de barragens, problemas com a fiscalização, detalhes da legislação para punir culpados e indenizar famílias, além, claro, dos impactos ambientais.
Em todo o mundo, inclusive no Brasil, observa-se uma crescente onda conservadora, ligada ao fortalecimento de uma direita extremista. Esse tema pode ser solicitado de alguma maneira na prova de Atualidades para concursos públicos.
É importante saber:
motivos da retomada conservadora, principais nomes desse movimento e seus impactos sociais.
Brexit é a abreviação para o termo british exit (ou, na tradução livre para o português, “saída britânica”). O assunto, que vem dominando os noticiários em todo o mundo desde 2017, trata da saída do Reino Unido da União Europeia por meio de um plebiscito.
Para o concurseiro, o ideal é estar por dentro dos detalhes mais importantes do caso: o que muda no bloco econômico, vantagens e desvantagens, a questão dos imigrantes.
O concurseiro deve entender quais as motivações e as estratégias dessa onda de fake news, além dos impactos negativos desse processo em diversas áreas e, consequentemente, para a população.
Uma nova onda do feminismo em todo o mundo bateu também à porta do Brasil. É importante que o concurseiro saiba quais as demandas do movimento e entenda suas raízes e princípios. A descriminalização do aborto, a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio são importantes tópicos dentro desse tema.
Entre eles: direito de negros e indígenas (racismo e questão da terra), direitos LGBT (avanços e retrocessos em leis de proteção), direitos das crianças e adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.
A guerra comercial entre Estados Unidos e China, duas enormes potências econômicas mundiais, deve ser ponto focal dos estudos de Atualidades para concursos públicos. Isso porque é fundamental entender como esse impasse reflete no Brasil e outros países, além de seus possíveis prejuízos ao comércio internacional.
A saída dos Estados Unidos de Donald Trump do acordo nuclear com o Irã é tema relevantes. Como se deu essa saída, seus impactos imediatos e possíveis desdobramentos devem ser considerados na hora de buscar informações sobre o assunto.
A efervescência política em toda a América Latina é, com certeza, um assunto que deve ser estudado com atenção.
As revoltas populares no Chile, o golpe na Bolívia e a situação na Venezuela são tópicos de muita notoriedade e nuances. É importante atentar para a situação política, econômica e, especialmente, social nos países vizinhos.
O papel dos governantes das maiores potências mundiais na preservação ou não do ambiente também é um tópico a ser levado em consideração. Há diversos documentários na internet que podem servir de material de estudo.
O fundamentalismo religioso (especialmente cristão) vem crescendo no Brasil e pode ser um assunto relevante na prova de Atualidades para concursos públicos. É importante estudar as razões desse crescimento e seu impacto nas liberdades individuais e Direitos Humanos, a interferência da igreja no Estado e o surgimento do neopentecostalismo.
Agora que você já sabe quais são os assuntos mais solicitados nas provas de Atualidades para concursos, fique de olho em tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo.
É vital estar bem informado!
Acompanhe veículos de imprensa que façam um trabalho sério, da grande mídia e independentes.
Jornais, revistas, portais, blogs. Tudo pode ser fonte, mas faça sempre uma checagem para se certificar da veracidade dos fatos. Evite também adquirir informações de apenas uma fonte para fugir de parcialidades na hora de discutir o assunto.
Temos certeza que, seguindo essas orientações, você vai estar muito bem preparado para encarar a prova de Atualidades para concursos. Aproveite para checar nossas redes sociais, sempre com conteúdo de qualidade e as últimas notícias do universo concurseiro. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.
Lembre-se: mantenha o foco e a determinação!
Conte com a gente e bons estudos!
O concurso SEMED Campo Grande MS está com novidades: o número de vagas autorizadas para a…
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo está avançando com os preparativos para o primeiro…
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região está com o edital do novo concurso (Concurso TRF…
O Banco do Estado do Rio Grande do Sul confirmou a previsão de um novo…
A Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. divulgou o edital para seu mais…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
Ver comentarios
otimas dicas, só estudar.