Banca FGV: dicas para detonar nas provas

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é uma instituição respeitada com mais de 70 anos de experiência.

Reconhecida pela excelência acadêmica, ela também se destaca na organização de concursos públicos em diversas áreas.

Porém, é cheia de particularidades e exceções para cada uma das disciplinas e de acordo com cada órgão contratante. 

Uma de suas principais características é, justamente, modificar bastante o estilo das provas entre as instituições.

 Assim,  descobrir os detalhes e segredos da banca FGV vai contar pontos a seu favor. Saiba a seguir todos os detalhes e os “mistérios” desvendados dessa banca.

 

O que é uma banca organizadora

 

blank

Em linhas gerais, uma banca organizadora é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público.

Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante.

Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.

 

Histórico

 

A FGV tem mais de 70 anos de atuação no Ensino Superior nas áreas de Economia, Administração, Direito, Ciências Sociais e Tecnologia da Informação.

A instituição atua também em pesquisas e projetos (aqui inclui-se a organização de concursos públicos) em unidades no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

Por seu históricos e trabalho a FGV é considerada uma referência de qualidade no Brasil.

 

Qual o perfil da banca FGV?

 

provas concurso correios

Cada banca tem uma maneira de cobrar conteúdos e organizar as questões, priorizando alguns temas e se afastando de outros. E é muito importante para o candidato entender como isso funciona.

A banca FGV é considerada uma das mais difíceis e imprevisíveis do país. É fundamental que você fique de olho no que será exigido pela instituição para o seu concurso e cargo específico, porque o estilo da prova costuma variar bastante de um órgão para outro. E até mesmo de uma disciplina para outra.

  • Questões: no geral, os concursos organizados pela banca FGV trazem questões de múltipla escolha, com cinco alternativas em cada uma. Costuma ter uma média de 70 a 80 questões.
  • Enunciados: os enunciados são elaborados e longos, testando o raciocínio e, principalmente, a concentração do candidato.
  • Assuntos: os temas cobrados não seguem padrões e podem surpreender os menos atentos. Em geral, contempla  todo o edital, variando o número de questões para cada assunto. Por isso, é fundamental ler e reler o edital para certificar-se dos conteúdos que serão exigidos. E, a partir disso, fazer um estudo o mais abrangente possível dos tópicos destacados.
  • Prova discursiva: por vezes é realizada no formato de questões. Costuma trazer até quatro perguntas, com limite de  60 linhas cada para as respostas. Porém, pode ainda incluir redação sobre temas contemporâneos, especialmente nas áreas de política e economia.

 

Principais concursos

 

A banca FGV é conhecida, principalmente, por organizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além do exame da Ordem, já foi responsável por provas do Exército e da Marinha. Até as Forças Armadas recorreram à fundação (quando não utilizam a banca própria, chamada AFA). Atua, ainda, em muitos concursos de Tribunais de todo o país. Já foi responsável também pelos concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Controladoria Geral da União (CGU) para Auditor e Técnico e Processo Seletivo Simplificado do Ministério da Saúde.

A banca  FGV é também uma das organizadoras da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ao lado da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista) e da Cesgranrio.

 

Nível de dificuldade

 

O grau de exigência da banca FGV é, reconhecidamente, bastante alto. Algumas questões cobram apenas teorias e a letra da lei. No entanto, há aquelas que são mais complexas, exigindo interpretação, contextualização e conhecimento de detalhes da disciplina.

 

Exigências por matéria

 

questoes

 

Língua Portuguesa

A banca FGV tem um alto nível de exigência nas provas de Língua Portuguesa, inclusive com muitas referências do manual de redação oficial da presidência. Com enunciados longos, tem foco em interpretação de texto e seus temas são sempre políticos ou econômicos.

Destaque também para questões de tipologia textual, suas subdivisões (dissertação, narração, descrição, injunção e exposição) e características.

Da mesma forma, outros tópicos sempre abordados na prova de português são: reescritura de frases, referência textual (tópico pouco explorado pelas outras bancas), ortografia, adjuntos, complementos, tempos verbais, sinônimos, antônimos e vocabulário.

 

Raciocínio Lógico e Matemático

 

As provas de Raciocínio Lógico e Matemática da FGV trazem questões bem elaboradas e complexas. Há também algumas pegadinhas que podem confundir os menos atentos.

Os temas mais solicitados em Raciocínio Lógico são:

  • Associações lógica
  • Negações e equivalências
  • Princípio da casa dos pombos
  • Proposições
  • Tabela verdade

Os temas mais solicitados em Matemática são:

  • Análise combinatória
  • Conjuntos
  • Geometria Analítica
  • Proporção
  • Porcentagem
  • Regra de três

 

Informática

 

Nas provas de Informática da banca FGV há um foco maior em situações-problema. Ou seja, solicita-se a análise da teoria em casos práticos, testando a capacidade do candidato contextualizar o conhecimento.

Os temas mais solicitados em Informática são:

  • Hardware
  • Noções de Internet
  • Pacote Office
  • Sistemas Operacionais
  • Segurança e proteção de dados

 

Direito

 

Na prova de Direito, a banca FGV não costuma ser tão aprofundada como ESAF e Cespe, cobrando questões multidisciplinares envolvendo teorias e letra de lei puras, além de casos práticos.

Estude jurisprudência (casos de tribunais) e fique muito atento à doutrina da legislação (opinião de autor relevante da área) determinada pelo edital. Para essa prova, conhecer algumas técnicas de memorização pode ser muito importante.

A bibliografia exigida pela banca FGV é sempre levada muito a sério. Ou seja, você precisa, de fato, ler esses autores e muitas das questões serão baseadas em suas doutrinas.

Mesmo que não haja bibliografia definida no edital, pode ter certeza que dois nomes irão aparecer nas provas de Direito: os professores Hely Lopes (Direito Administrativo) e José Afonso Silva (Direito Constitucional).

Os temas mais pedidos em Direito Administrativo são:

  • Atos Administrativos
  • Licitações e Contratos
  • Princípios
  • Poderes Administrativos
  • Serviços Públicos

 

Os temas mais pedidos em Direito Constitucional são:

  • Administração Pública
  • Direitos e deveres individuais e coletivos
  • Ministério Público
  • Poder Legislativo
  • Poder Judiciário
  • Processo Legislativo

 

Dicas para detonar na banca FGV

 

  1. Fique atento às pegadinhas. Para evitar esse problema, só mesmo muita atenção ao enunciado, especialmente quando trazem algumas palavras-chave, como “nunca”, “apenas”, “exceto”.
  2. Conheça a banca profundamente. É importante saber os temas recorrentes, como são estruturadas as perguntas, o nível de aprofundamento, os principais materiais e detalhes da pontuação.
  3. Leia todo o edital. É neste documento que estão todos os detalhes do concurso e das provas. Caso o seu ainda não tenha saído, leia os mais recentes da banca para já ter uma ideia.
  4. Faça simulados. Estude por questões com provas anteriores da banca e também simule o dia da prova. Assim poderá avaliar sua performance antes do grande dia.
  5. Pule questões muito difíceis. De nada adianta ficar patinando em uma pergunta que você não sabe a resposta.  O tempo é precioso, então, é melhor deixar as questões mais complexas para o final, se sobrarem alguns minutos.
  6. Comece pelas disciplinas mais fáceis ou que você tem mais aptidão.  Isso ajuda a entrar no clima da prova, pois lhe dará ritmo e confiança, e também ajuda a acalmar. Fazer questões difíceis de cara pode acabar desmotivando.
  7. Faça pausas. Embora a vontade seja terminar o quanto antes, ninguém consegue manter a concentração durante tanto tempo. Para oxigenar o cérebro, faça paradas programadas, alongue-se na cadeira, tome uma água.

 

Agora que você já conhece as principais características da banca FGV, pode ficar mais tranquilo, não é mesmo? Afinal, apesar do alto nível de exigência, não é um bicho de sete cabeças. Com atenção aos detalhes, foco e muita dedicação, você vai tirar de letra o desafio!

Lembre-se: nós do Próximos Concursos acreditamos no seu potencial e estamos aqui para simplificar e agilizar sua caminhada até a aprovação.

Siga também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

 

17 Responses

  1. muito bom
    pesquisei por tudo e não achei a prova de consultor meio ambiente do ultimo concurso do senado (2012).

  2. Muito bom !
    As orientações são 10 !
    Esse POST me serviu de inspiração e motivação para correr atrás dos meus objetivos.
    Obrigada ^_^

  3. Meu nome é ELSON OLIVEIRA RAMOS, sou inscrito para a segunda fase da prova da OAB, XXVIII edição e gostaria de parabenizar a FUNDAÇÃO pelo empenho em estar buscando, melhorar o nível de seus profissionais, visto desde a primeira fase da prova da Ordem. É bem verdade que as universidades não estão acompanhando ou aparelhadas para dar aos educandos, o mesmo nível que a Banca vem demonstrando. Parabéns aos organizadores, pela busca de melhores profissionais. O relato enfatizado, é de que passou trinta anos em uma delegacia de Policia Civil, e teve oportunidade de ver bons e maus profissionais. Hoje aposentado, desejo aos meus futuros nobres colegas advogados muita RESPONSABILIDADE, para que tenhamos uma classe cada vez mais valorizada.

  4. Olá meu nome é Marcos Luis Silva de Souza e Gostaria de saber se a FGV vai ser a banca escolhida para prova da comlurb. Obrigado!

plugins premium WordPress