Afinal, conhecer a fundo as particularidades da banca organizadora é um passo importante rumo à aprovação.
Saiba neste post tudo sobre a as provas da banca Fundep e turbine seus estudos para concurso.
Uma banca examinadora, ou organizadora, é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público. A equipe da instituição fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante. igualmente, analisam e julgam os recursos de questões. Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.
A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) é uma entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Criada em 1974, passou a funcionar, efetivamente, em fevereiro de 1975 para dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Sua principal finalidade, à época, era dar agilidade e mais competitividade à captação de recursos junto às agências de fomento.
No entanto, há 26 anos a instituição adquiriu a competência em gestão de projetos e, com a permissão nas legislações, recebeu a autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias. Dessa forma, deu início ao trabalho frente à organização de concursos públicos.
Ao longo desse período, já atuou em mais de 500 concursos, com cerca de 3,5 milhões de candidatos.
A Fundep é conhecida como uma banca de nível moderado de exigência. Ou seja, não é o “terror” dos concurseiros. Mas, ainda assim, requer uma preparação adequada para que os candidatos não sejam pegos de surpresa por uma disciplina que traga material mais complexo.
Afinal, algumas disciplinas nas provas da banca Fundep são mais difíceis que outras. Assim, não há uma linearidade no grau de exigência. E em uma mesma prova é possível que haja questões mais simples e outras mais complicadas.
Mas, atenção! Por prezar pela subjetividade na maioria dos enunciados, é comum haver “pegadinhas”, aquelas perguntas que causam dúvida e podem, por uma desatenção na hora de marcar a resposta correta, comprometer o resultado final.
Geralmente, as provas da banca Fundep são compostas por questões de Língua Portuguesa, Matemática, Direito e Informática. Além de Conhecimentos Específicos de acordo com órgão contratante e os cargos em disputa.
As questões costumam ser bem explicativas e bastante elaboradas, no modelo de múltipla escolha (com cinco alternativas e apenas uma opção correta). Ao contrário de outras bancas, a Fundep não anula uma questão certa a cada questão errada. Isto é, contabiliza apenas acertos no total, o que é considerado um ponto muito positivo.
Veja quais as principais características das disciplinas mais recorrentes nas provas da banca Fundep.
As provas de Língua Portuguesa da Fundep trazem, em geral, 45% das questões focadas em interpretação de texto, 25% de gramática aplicada ao texto e 30% de gramática normativa. Dessa forma, os candidatos devem estar muito atentos à leitura dos enunciados. Foque no estudo de conectivos, verbos e advérbios.
A disciplina de Matemática traz, normalmente, questões bem objetivas, com enunciados curtos, nas quais é solicitado ao candidato a aplicação de regras e propriedades. Entre os principais conteúdos estão: estruturas lógicas, lógica de argumentação, lógica das proposições, uso dos conectivos (e, ou, não, se, então), tabelas verdade, relações, gráficos e diagramas.
A prova da disciplina de Informática da Fundep costuma ser constituída de tópicos básicos, com um grau de dificuldade mais baixo, na comparação com as demais matérias. De fato, o conteúdo programático solicita conhecimentos de nível iniciante sobre sistemas operacionais, navegadores, ferramentas do pacote Office e mensagens eletrônicas.
As provas de Direito da Fundep solicitam menos a letra da lei e mais a interpretação do conteúdo em geral. No entanto, há exceções, como quando trata de dispositivos legais e constitucionais, o que exige mais “decoreba” do candidato.
As provas de redação da banca Fundep variam conforme o órgão e a carreira, podendo ser uma prova discursiva com questões sobre temas constantes do conteúdo programático ou um texto dissertativo sobre temas atuais. Para concursos de juízes, por exemplo, é comum também aplicar práticas de lavratura de sentenças.
A Fundep tem tradição na organização dos concursos da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPE MG), mas também atua em diversos outros órgãos e instituições, como:
Aqui no Próximos Concursos temos análises completas das principais bancas de todo o país.Para conferir em detalhes, clique no nome da instituição:
Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais. No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.
O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.
Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.
É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:
O Gran Cursos Online está muito bem avaliado.
Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.
Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.
Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
Siga também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos e boa sorte!
Chegou a hora de afiar o lápis e se preparar para o Concurso da Polícia…
É hora de ficar atento ao novo concurso do MPU! A Fundação Getulio Vargas (FGV)…
O edital do Concurso do Tribunal de Contas de Roraima (Concurso TCE RR) foi lançado,…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
O ano de 2025 já está no horizonte dos concurseiros! E não é pra menos!…