Para quem tem acompanhado a nossa série de perfis das bancas examinadoras, chegou a vez de conferir a análise da banca IBFC.
Se você vai participar de um concurso organizado pela instituição, é melhor ficar atento a todas as informações que reunimos neste artigo.
Temos certeza que conhecendo os detalhes da banca, seu estilo e até suas pegadinhas, você poderá montar uma estratégia de preparação realmente eficiente.
E, com isso, a aprovação vai chegar mais rápido.
Uma banca examinadora (ou organizadora) é a responsável pela organização e divulgação de um concurso público.
Sua equipe fica a cargo da elaboração das questões das provas para cada disciplina solicitada no edital, de acordo com instruções do órgão contratante.
Da mesma forma, analisam e julgam os recursos de questões.
Tudo é feito por professores qualificados e profissionais experientes na área de concursos.
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi fundado com o objetivo de desenvolver projetos sociais na área da Educação, todos voltados para crianças e jovens.
Na área de organização de concursos, atua de forma consistente em diversos processos seletivos importantes, especialmente no Centro/Norte/Nordeste do país.
Apesar de menos conhecida que outras instituições renomadas, como FGV ou Cebraspe, a banca IBFC vem fazendo um trabalho bastante sério.
Tanto que é considerada uma banca com grau dificuldade médio/alto.
Mas, de toda forma, acessível.
Um dos seus pontos mais positivos é que, de maneira geral, não costuma aplicar pegadinhas, priorizando um estilo mais objetivo e claro, sem tanta complexidade na elaboração dos enunciados.
As perguntas, normalmente, não são polêmicas ou dúbias.
As alternativas, da mesma forma, são bastante diretas, algumas vezes trazendo apenas uma palavra.
A banca costuma também cobrar todo o conteúdo solicitado no edital, não deixando nada de fora.
O conteúdo, por sua vez, é bem direcionado para os cargos em disputa.
As provas objetivas da banca IBFC são de múltipla escolha, com quatro alternativas e apenas uma correta (em alguns casos específicos, a prova pode trazer cinco alternativas).
Na prova discursiva (redação) é hábito abordar temas atuais, ou ainda pedir que o aluno escreva sobre algum conteúdo específico do edital.
A banca IBFC se destaca no segmento de tribunais, já tendo realizado concursos para o Tribunal de Justiça do Pará, Procuradoria Geral do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Polícia Militar da Bahia, entre outros.
Também esteve à frente de alguns concursos do governo de Goiás, Ministério Público de São Paulo, além de diversos processos seletivos em municípios das regiões Sudeste, Norte e Nordeste.
Acompanhe a evolução dos editais em todo o país no nosso artigo diário de concursos abertos e previstos.
As provas objetivas da banca IBFC costumam cobrar conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico e Direito.
Saiba mais sobre o estilo de prova em cada uma das disciplinas.
A banca IBFC gosta muito de incluir trechos de crônicas na prova de Português, portanto é bom que você conheça alguns nomes de peso da área, como Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Nelson Rodrigues, e outros mais atuais, como Mário Prata e Martha Medeiros.
De maneira geral, os tópicos mais cobrados são: interpretação de texto, ortografia, gramática, acentuação, análise sintática, morfologia e semântica.
Turbine sua preparação para a disciplina lendo nosso post Como acertar 90% da Prova de Português em concurso público.
Na prova de Matemática, os tópicos mais solicitados são: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens e sequências (de número, figuras e palavras).
Já em Raciocínio Lógico, os temas mais pedidos são: proposições, Tabela Verdade, equivalências, negações e argumentos.
Preparamos um artigo com valiosas dicas de preparação: Como acertar 90% da Prova de Matemática em concurso público.
Nas provas de Direito Administrativo, licitações e contratos são os tópicos mais solicitado.
Mas também há destaque para Poderes Administrativos e princípios.
Em Direito Constitucional e legislação específica, é cobrada a letra da lei, o que exige muita memorização do candidato.
Aqui no Próximos Concursos temos um post especial para quem quer se preparar de maneira mais efetiva. Acesse Direito Constitucional para Concursos: 5 Dicas para Estudar!
Na prova discursiva (redação), a banca IBFC costuma cobrar um texto dissertativo argumentativo, no qual o candidato expõe seu ponto de vista e desenvolve ideias sobre ele.
O tema é, normalmente, algo bem atual ou um assunto de conhecimento específico da área do concurso.
Importante destacar que, ao contrário da maioria das bancas, o IBFC preza muito mais pela correção gramatical (ortografia, acentuação, coesão, morfossintaxe e propriedade vocabular) que propriamente pelo conteúdo da redação.
Tem dificuldade nas provas discursivas? Leia o post Temas Atuais de Redação para Concursos Públicos e tire de letra o desafio!
O IBFC é a banca responsável pelo Concurso Correios 2024, no link a seguir você encontrará todas as informações sobre o Concurso Correios, incluindo as vagas, salários e etapas do processo seletivo. Não perca a oportunidade de conferir os detalhes e se preparar da melhor forma possível:
Se você ainda não iniciou sua preparação, é melhor começar o quanto antes!
Se você tem como investir em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.
É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:
Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.
Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
Quer descontos nos melhores cursos preparatórios? É só clicar aqui.
Siga também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Boa sorte e bons estudos!
Boas notícias para os concurseiros de plantão! O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região…
Se você sonha com a estabilidade e o salário de fazer os olhos brilharem, chegou…
Chegou a hora de afiar o lápis e se preparar para o Concurso da Polícia…
É hora de ficar atento ao novo concurso do MPU! A Fundação Getulio Vargas (FGV)…
O edital do Concurso do Tribunal de Contas de Roraima (Concurso TCE RR) foi lançado,…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…
Ver comentarios
Muito legal quanto não adoção de pegadinhas!