A decisão de prestar um concurso público pode afetar o resto de sua vida. Quando você é aprovado em um concurso, muito provavelmente ficará anos naquele cargo ou até se aposentar.
Então, a escolha por uma carreira pública exige sérias reflexões.
Não é uma decisão que deve ser tratada de maneira leviana, ou ainda, pensada apenas como a única alternativa.
Existem várias alternativas e a escolha pela carreira pública deve ser feita somente se for a opção ideal para você.
Entre as várias opções de escolha de vida e carreira, entendemos que as principais são a carreira pública, a carreira privada e o empreendedorismo.
Fique tranquilo, você agora terá alguns pontos interessantes para analisar sobre essas três excelentes opções!
Juntos, agora, iremos ver com calma as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Preparado?
Uma das principais vantagens das carreiras públicas é a estabilidade, ou seja, não é possível demitir um servidor público sem justa causa.
Para ser demitido, o servidor precisa fazer algo muito grave e mesmo assim, dependerá de um processo disciplinar regulamentado pela lei.
Dessa forma, os servidores públicos são parcialmente protegidos de instabilidades econômicas e influências políticas, o que é uma grande vantagem, principalmente em épocas de crise.
Outra grande vantagem da carreira pública são os altos salários: conforme relatório do Banco Mundial os servidores públicos brasileiros ganham em média 67% a mais que salários de cargos semelhantes na iniciativa privada.
Fica claro que o relatório possui uma pitada de ideologia. Mas, também aponta para uma situação real: os salários, principalmente das carreiras federais, são bastante atrativos.
No entanto, preciso fazer um alerta: apesar do salário ser fator importante para tomada de decisão, essa realidade nem sempre dura muito. Existem carreiras que já foram as mais bem remuneradas do país e hoje recebem salários médios.
Então, na hora de tomar sua decisão por uma carreira pública, avalie a decisão como um todo, não somente pelo contracheque.
A garantia dos direitos trabalhistas também é uma excelente vantagem da carreira pública.
Ao contrário do setor privado que você pode ver seu chefe pedindo para ficar até mais tarde ou trabalhar todo o final de semana sem nenhuma contrapartida, nas carreiras públicas em sua maioria, existe a garantia e efetividade dos direitos trabalhistas.
A carreira pública é uma excelente porta de entrada para jovens que desejam estabilidade e salários iniciais mais altos. Na iniciativa privada geralmente os mais jovens são contratados para serviços com baixa remuneração e aos poucos vão escalando os postos mais altos.
Na carreira pública isso não necessariamente ocorre. É possível um jovem já entrar como juiz, promotor ou auditor fiscal, ou seja, carreiras extremamente complexas e bem pagas.
Existe um famoso ditado: “quando você passa em um concurso público duas portas se fecham: a da riqueza e a da pobreza”. A porta da pobreza se fecha, pois você sempre terá um salário e não terá mais que se preocupar com a “sobrevivência”. Mas, você nunca será rico, ou seja, a porta da riqueza também se fecha.
Se você é o tipo de pessoa que almeja ficar extremamente rico, acredito que o concurso público não seja o caminho que você deva trilhar.
No entanto, existe uma situação interessante muito comum no serviço público, que você pode cogitar: percebo que muitas pessoas escolhem a carreira pública para alavancar carreiras privadas posteriormente.
Pode ser esse o seu caso, ou seja, você utilizar a carreira pública para conseguir estabilidade e juntar dinheiro para futuramente abrir o próprio negócio ou mesmo ganhar experiência e posteriormente mudar para uma carreira privada. Nesse caso a carreira pública é utilizada apenas como um trampolim para uma futura carreira privada ou até mesmo o empreendedorismo.
Seja qual for sua escolha, é importante você ter em mente que dificilmente encontrará servidores públicos honestos andando de Ferrari ou com uma cobertura no Leblon ou Guarujá (apesar de dificilmente encontrar empregados da iniciativa privada na mesma situação).
Outra desvantagem da carreira pública é a dificuldade de ser aprovado em concursos públicos, principalmente nas carreiras “topo”. Os candidatos a vagas públicas são cada vez melhores e em maior quantidade.
Na iniciativa privada, por mais que as seleções tenham muitos candidatos, geralmente são MUITO MENOS pessoas concorrendo a uma vaga e, muitas vezes, um bom networking facilita o processo.
A burocracia do serviço público é o que mais desmotiva a maior parte dos que são aprovados e assumem um cargo.
O servidor público fica extremamente apegado a regulamentos e leis, e, muitas vezes possui pouco espaço para ser criativo e inovador. Claro que existem exceções, mas, de forma geral a maioria das carreiras públicas são bastante engessadas e o servidor possui pouca flexibilidade.
Acho importante você entender que, quando for aprovado, terá toda a sua atuação regulamentada nos limites da lei e terá pouco espaço para modificar as realidades dos órgãos públicos.
Claro que existem projetos de modernização e eficiência no serviço público, mas, quase sempre as modernizações limitam-se a pequenos controles e sistemas de apoio, dificilmente a grandes inovações.
Uma das principais vantagens das carreiras privadas é a possibilidade de se chegar ao topo da empresa. Os salários para estes cargos costumam ser absurdamente altos. No entanto, é preciso ser realista, são pouquíssimos que chegam a estes cargos e nem todos possuem os atributos necessários para tal façanha.
Outra grande vantagem da carreira na iniciativa privada é que, com os contatos, conhecimentos e capacidade é possível uma ascensão rápida e desafiadora. Não é raro empregados que em pouco tempo conseguiram alcançar bons postos. Mas é preciso ficar atento, estudos recentes revelam que os ocupantes de cargos de CEO estão em torno de 50 anos de idade.
Caso você escolha trabalhar em uma multinacional, você poderá ser expatriado e trabalhar em alguma das filiais no exterior. Para aqueles que almejam uma experiência internacional é um caminho excelente e, existem poucos cargos públicos que proporcionam essa possibilidade.
Um dos grandes atrativos das carreiras privadas são os desafios. As empresas privadas tendem a oferecer maiores desafios e são mais abertas para inovação e criatividade. Também, não existem tantos entraves legais e burocráticos para as tarefas diárias. Claro que existem cargos públicos criativos e desafiadores, mas, são raros.
Escolhi carreira pública já na época da faculdade quando estava estagiando em uma grande multinacional do setor bancário. Observei claramente que meus colegas ao chegarem aos 50 anos ficavam “automaticamente” obsoletos e eram demitidos.
Ou seja, percebi que a carreira privada tende a ser cruel com aqueles que não alcançaram os maiores cargos e chegam a uma certa idade. Como percebi que eram poucas as vagas nos maiores cargos, a conta foi simples: existe uma grande probabilidade de ser demitido aos 50 anos mesmo que seja bom e eficiente.
A demissão sem justa causa e sem qualquer tipo de meritocracia talvez seja a principal desvantagem da carreira privada. Você pode ser demitido por que algum maluco do outro lado do mundo decidiu que era a hora de fazer cortes, ou seja, não há nenhuma relação com sua produtividade ou até mesmo capacidade.
Outra grande desvantagem das carreiras privadas é a precarização de todos os direitos trabalhistas, principalmente em época de crise.
Bônus e participações são rapidamente cortados, as metas são facilmente alteradas e, nada é muito certo e estável.
Há também uma grande tendência a terceirização nas carreiras privadas. Ou seja, aquilo que já era precário acabará se tornando mais ainda.
Se você observar a organização das carreiras privadas verá uma grande pirâmide, com uma base grande com salários baixos, uma classe intermediária e poucos no topo.
Na iniciativa privada a cereja do bolo é para poucos e não existem tantas cerejas assim.
Você terá que ter um esforço muito grande e um destaque excepcional para conseguir os salários e cargos maiores.
E, como já falamos, se não chegar ao topo em determinado tempo, será “eliminado”.
Outro grande problema das carreiras privadas é que muitas vezes para conseguir um bom cargo são necessários muitos anos em cargos ruins, além de muito trabalho, e, muitas vezes sacrificando saúde e vida pessoal, coisa que dificilmente ocorrerá em uma carreira pública.
O empreendedorismo é um ótimo, e talvez o único, caminho para riqueza e fortuna. Mas, também é o caminho mais difícil e com mais possibilidade de não ocorrer o esperado.
Eu não vou aqui adentrar em todos os problemas da abertura de um negócio como a necessidade de capital (pai rico), aversão a riscos e mente criativa, mas, vou tão somente tentar ajudá-lo a ver qual o melhor caminho para seu perfil.
Se na carreira pública temos o teto salarial, na privada existe o “funil” que consegue premiar com bons salários apenas alguns, e no empreendedorismo é onde você vai encontrar menos restrições para ficar muito rico.
Se você conseguir abrir uma empresa de sucesso e o retorno for milionário, ou até mesmo, bilionário, porque não?
Claro que sabemos que entre “o boteco da esquina” e a “rede de fast-food” há uma longa estrada, mas você não encontrará restrições tão claras de teto como na carreira pública e privada.
Bem diferente da carreira pública, que você levará anos para chegar ao topo das carreiras, e um pouco semelhante as carreiras privadas, no empreendedorismo você encontrará uma possibilidade de uma rápida ascensão, ou seja, caso seu negócio “dê certo” é possível que em poucos anos você consiga crescer absurdamente.
Ver seu projeto dando certo é uma sensação incrível.
Conseguir sentir seus sonhos saindo do papel e sendo transformados em realidade é muito bom. E é isso que o empreendedor que vê seu negócio se concretizando e crescendo sente.
Ao contrário do serviço público, que fica limitado a leis e regulamentos, o empreendedor possui muito mais liberdade de inovação e criação. Ou seja, é uma opção que exige maiores desafios e uma certa pitada de adrenalina.
No empreendedorismo você encontrará a maior possibilidade de ganhos em termos de satisfação.
Ver um negócio que você projetou dando certo é incrivelmente gratificante.
Mas, infelizmente nem sempre é assim, a maioria dos negócios geralmente “quebram” nos primeiros meses de vida.
Ou seja, se você escolher esse caminho precisa estar ciente que o risco é grande.
Eu diria que das três opções: carreira pública, carreira privada e empreendedorismo, o empreendedorismo é a que possui maior probabilidade de dar errado, esteja ciente disso.
Ao contrário do emprego privado, que contrata seu serviço por determinado tempo, na abertura do negócio você está 24 horas por dia disponível para o empreendimento.
Você certamente terá grandes sacrifícios pessoais e familiares, principalmente no início.
É algo para se analisar, pois, em um cargo público isso dificilmente ocorrerá.
Entendo que você deva colocar na balança basicamente três aspectos: o risco, a satisfação pessoal e o retorno esperado.
Nem sempre o projetado se realiza (ou quase nunca) e você terá que aprender a viver entre períodos de prosperidade com períodos de precariedade. Um bom planejamento financeiro e de aposentadoria do empreendedorismo é bem mais importante que na carreira pública ou privada.
Se você é daqueles que não dorme com medo de não ter dinheiro para pagar as contas, acredito que abrir o próprio negócio não seja uma boa opção.
Uma vez que você é o dono do negócio, você não é “trabalhador” e não terá praticamente nenhum “direito trabalhista” como 13º salário, férias remuneradas e FGTS.
É algo que tem que se calcular na hora de empreender, principalmente se for deixar a iniciativa ou a carreira pública para abrir o próprio negócio.
Agora se você é uma pessoa que não suporta rotina, quer ser muito rico e não se importa em arriscar e ter uma vida instável, o empreendedorismo provavelmente é uma ótima opção de vida.
Estamos aqui lidando com um tema extremamente complexo: os sonhos.
Quem sou eu para dizer que seu sonho é impossível, difícil, inviável ou até mesmo utópico. O que eu posso dizer é que, você precisa fazer essa análise e procurar ver as suas características e as características de seus sonhos.
Você precisa estar ciente que são poucos que chegam aos melhores cargos na iniciativa privada, principalmente num curto período de tempo. Também precisa ter em mente que é difícil passar em concursos e o serviço público tende a ser burocrático e engessado. Por fim, precisa entender que são poucos empreendedores que conseguem fazer com que seus negócios prosperem e continuem vivos por muito tempo.
Por outro lado, precisa saber que existem cargos públicos que, mesmo com a burocracia são extremamente gratificantes. Existem cargos privados que podem proporcionar grande enriquecimento pessoal e financeiro e muitos empreendedores que conseguem ficar bilionários.
Então meu amigo, novamente convido você a sonhar:
Com um emprego estável e gratificante na carreira pública…
Com um emprego desafiador e enriquecedor na iniciativa privada…
Ou com um empreendimento de sucesso…
Acompanhe as principais notícias sobre o mundo dos concursos também nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Acessa lá!
E conte com o Próximos Concursos na caminhada até aprovação!
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
Ver comentarios
Amei o seu conteúdo, essa é uma pergunta que decide a vida de muitos Brasileiro, principalmente no inicio da jornada profissional, visite também meu site comopassarja.com, tem dicas para passar em concurso público.
Sucesso no seu trabalho.
Ass: Jozuilton