Eu sei, estudar é chato!
Ninguém pensa: “Vou para a praia ou vou estudar? Ah… Vou dar uma estudada, é bem mais interessante”.
Mas… é possível deixar o estudo bem mais leve. Hoje vou te mostrar como estudar sem parecer que está estudando.
Parece bom demais, né?
Mas sim, é possível…
Minha História com os Estudos
Aconteceu comigo. Eu odiava estudar direito. Achava aquilo tudo cansativo, complexo, monótono e muito enrolado, sem objetividade.
Até que percebi: ou eu aprendo a gostar disso ou vou desistir.
Só que… eu não sou herdeiro. Então, desistir não era uma opção.
Resolvi descobrir maneiras de deixar o estudo mais leve e divertido. E agora vou compartilhar esses insights com você.
Estude em Lugares Diferentes
A primeira coisa que resolvi fazer foi estudar em lugares mais interessantes.
Quem foi que disse que temos que estudar somente em uma sala fechada e sem sol? Quem te falou que seu desempenho vai melhorar se você estiver trancado em uma caixa?
Eu descobri que consegui bons resultados estudando na praia. Mas meu lugar favorito era no meio do mato, isolado, sem ninguém por perto. Alguns colegas meus que passaram em bons concursos gostavam de estudar em cafés, outros em bibliotecas, parques, praças… Tanto faz!
Claro que também estudava no meu quarto, mas eu gostava muito de estudar caminhando. Nada melhor para mim do que pegar uma bela trilha lendo um livro.
Eu sei, pareço um maluco. Mas essa “maluquice” me ajudou a passar.
Teste, encontre lugares agradáveis e tente estudar lá.
Gamificação: Transforme o Estudo em um Jogo
Você já ouviu falar em gamificação? Nada mais é do que criar jogos para tornar o aprendizado mais divertido.
Eu gostava de competir comigo mesmo: quantidade de horas estudadas na semana, percentual de acertos em simulados… Mas existem aplicativos muito legais que podem te ajudar nisso.
- Habitica: transforma seus hábitos em um jogo de RPG.
- Forest: ajuda a manter o foco, plantando uma árvore virtual.
- Quizlet: você pode criar flashcards e jogos de perguntas e respostas.
- Aqui mesmo: você pode criar seus próprios flashcards.
É interessante criar recompensas para essas tarefas realizadas. Torne seu estudo mais leve, meu amigo… a vida já é pesada demais!
Aplicando o Conteúdo na Prática
Outra estratégia interessante é tentar encontrar aplicação prática para tudo.
Vou te dar um exemplo: você sabe para que serve a fórmula de Bhaskara? Eu passei todo o ensino médio sem saber para que aquelas fórmulas de matemática serviam. E adivinha? Eu odiava matemática.
Quando se encontra utilidade para uma informação, ela fica mais interessante.
Lembra que eu não gostava de Direito? Comecei a achar utilidade para tudo:
- Direito Constitucional: imaginava os deputados fazendo minhas leis, imaginava meus direitos, imaginava o cara do jornal falando sobre o assunto, um colega comentando sobre política.
- Direito Administrativo: me imaginava trabalhando na prática e aplicando aquelas regras.
- Direito Penal: bem… imaginava os outros cometendo crimes (risos).
Quanto mais real e prático você tornar seu estudo, mais divertido ele será.
Encontre Companhias de Estudo
Achar amigos de estrada está cada vez mais difícil. Num mundo tão isolado e sem interação, encontrar conexão humana pode ser uma tarefa divertida.
Grupos de estudo, porém, podem ser confusos, chatos e até te deixarem para baixo. Então, como achar um bom grupo de estudo com pessoas legais, que queiram realmente trocar experiências e se ajudarem?
Pensando nisso, eu criei um servidor no Discord, e estou deixando o link abaixo. Com um pouco de garimpo, você vai encontrar pessoas que tenham o mesmo perfil que você e que realmente queiram trocar experiências.
A conexão humana está cada vez mais preciosa. Traga essa joia para seus estudos. E, quer saber mais? Vocês podem até criar competições sadias em simulados e questões. Não é o máximo? Eu gosto!
Integrando Hobbies e Estudos
Pode parecer doideira, mas você já pensou em integrar seus hobbies com o estudo para concursos?
Eu sei, parece forçação, mas veja só:
- Gosta de correr ou se exercitar? Durante uma corrida, você pode revisar o conteúdo, ouvir um podcast sobre o assunto ou gravações de aulas.
- Gosta de seriados e filmes? Tente achar documentários e filmes que abordem temas do edital. Por exemplo: “Brasil em Constituição” e “Constituição Cidadã – 30 Anos” para Direito Constitucional, “Vidas em Português” sobre a diversidade da língua portuguesa, ou até “Quebrando a Banca” para probabilidade e estatística.
- Gosta de criar conteúdos? Que tal criar um podcast, um blog ou um canal no YouTube? Algo onde você possa colocar seus insights de estudo.
- Gosta de música? Que tal criar músicas para decorar textos?
- Gosta de desenhar? Os mapas mentais são perfeitos para você.
A lista é infinita. Seja criativo e tente adicionar seus hobbies aos estudos.
Aproveite Cada Momento
Eu já revisei em ônibus, sala de espera de médico, e várias vezes no intervalo do almoço.
O aprendizado teórico exige mais concentração, mas as revisões e exercícios podem ser feitas em ambientes não tão específicos. Faça flashcards e tenha sempre à mão para revisar quando possível. Tenha suas anotações no celular ou use aplicativos. Tenho certeza de que seu resultado será muito melhor.
Use a Tecnologia a Seu Favor
Hoje temos ferramentas incríveis, como as inteligências artificiais.
Trocar uma ideia com o ChatGPT pode te ajudar muito a esclarecer conceitos complexos. Você pode pedir para ele criar joguinhos divertidos para revisar o conteúdo. Pode até mesmo pedir para corrigir suas redações, apontar seus erros e criar jogos focados neles.
Legal, né? Isso você não acha divertido? Eu acho incrível!
Mude Sua Postura
Um problema que eu tinha era a reclamação constante. Determinadas disciplinas eu achava chatas, e antes de estudar, sabe qual era meu pensamento? “Que droga! Tenho que estudar essa porcaria”.
Sabe o que acontecia? Em todos os simulados, minha nota da “porcaria” era sempre mais baixa que nas outras disciplinas.
Minha atitude de reclamar e achar aquilo tudo inútil não ajudava em nada. Quando resolvi parar de brigar com as disciplinas, meu desempenho melhorou absurdamente. Algumas, como estatística e direito administrativo, se tornaram minhas favoritas.
Querendo ou não, o tipo de linguagem e abordagem que usamos pode boicotar nossos estudos. Em vez de “que droga, não consigo aprender isso de forma nenhuma”, que tal “vamos lá, mais um desafio, vou conseguir aprender isso nem que precise ficar horas em cima”?
Pense em maneiras de encarar disciplinas chatas como desafios empolgantes.
Estudo Pode Ser Leve e Divertido
O estudo não precisa ser algo chato e enfadonho. Pode ser leve, criativo e divertido. Além de uma mudança de postura, você pode encontrar formas de tornar essa tarefa algo prazeroso, e não uma tortura, como muitos fazem.
E sabe o que isso te dá? Vantagem competitiva, e provavelmente a vaga de quem está encarando os estudos como algo ruim.
Desejo todo sucesso do mundo para você!