Então com certeza a sua intenção é usufruir de uma série de vantagens que eles podem proporcionar, como altos salários, benefícios atrativos, estabilidade, além da atuação na sua área de formação, certo?
Que bom, porque nós temos algumas opções bem interessantes para indicar.
Além de acompanhar as principais informações sobre eles, como salários, requisitos, bancas, cargas horárias de trabalho e muito mais, você ainda vai conhecer as dicas de como estudar e também os melhores materiais didáticos disponíveis.
Vamos então à leitura?
Atualmente, os concursos abertos na área de odontologia se concentram nas prefeituras de todo o país.
No link abaixo há oportunidades bastante atrativas para quem é da área e almeja um cargo público diferenciado.
Concursos Abertos na Área de Odontologia
Visite também nossa seção de concursos abertos. Lá você encontra concursos para todos os cargos e em todos os estados do país. É só acessar o link abaixo:
Com certeza, a preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. São muitas horas de estudos, leituras e simulados, e é preciso disciplina e foco. Todo esforço será recompensado quando você passar para a tão almejada vaga.
Até lá, é mão na massa!
O primeiro passo é ficar por dentro de todos os detalhes do concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc). Depois disso, é preciso montar um cronograma de estudos e, claro, se você tiver disponibilidade financeira para investir na sua preparação, escolher um bom curso preparatório. Para isso temos um artigo com as melhores opções de Cursos Preparatórios para Concursos Públicos. Basta acessar o link abaixo para conhecer a proposta de cada um deles:
Melhores Cursos Online para Garantir sua Aprovação!
A ideia desse artigo é que você tenha todas as informações necessárias sobre o concurso de odontologia para ter realmente sucesso no dia da prova. Então, fique por aqui e acompanhe a leitura!
Para ser candidato a um cargo na área é preciso ter diploma de Nível Superior do curso de Odontologia em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é exigido registro no respectivo Conselho de Classe (com todas as obrigações em dia).
De modo geral, como dentista, o aprovado em concursos de Odontologia pode atuar em diversas especialidades da área (desde que comprove habilitação). Entre as carreiras no serviço público estão:
O trabalho de um dentista no serviço público não é muito diferente da iniciativa privada. Pois, normalmente, suas atividades são desempenhadas em um consultório odontológico convencional. É uma função interna, que costuma não envolver grandes problemas ou riscos, até mesmo em órgãos militares.
As principais atribuições de um dentista na carreira pública são o acompanhamento e a execução de atendimentos, procedimentos e exames odontológicos, de maneira eletiva ou em urgências. Além disso, pode ficar a cargo da elaboração de campanhas, ações e materiais educativos referentes à saúde bucal. No caso de concursos de Odontologia do Exército, Marinha ou Forças Armadas, o aprovado precisará também cumprir deveres militares.
A maior parte dos concursos de Odontologia não tem um plano de carreira definido. No entanto, quem pretende participar das provas de Odontologia para Exército, Marinha ou Forças Armadas, pode contar com boas chances de crescimento profissional e salários bastante altos.
Isso porque na carreira militar você pode avançar cargos – de tenente oficial, por exemplo, para capitão, e depois para outros postos hierárquicos ainda mais altos. Para isso, é preciso muita dedicação, disciplina e, claro, aperfeiçoamento contínuo com os cursos propostos no regimento.
Os salários de dentistas concursados variam bastante, de acordo com o órgão empregador, a especialidade do profissional ou seu tempo de serviço. No entanto, podemos dizer que as remunerações iniciais mensais giram entre R$ 6 e R$ 10 mil. No geral, os benefícios incluem auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, além de bônus e gratificações.
Sobre locais de lotação, tudo vai depender do concurso que você escolher. Em processos seletivos menores, para prefeituras em municípios do interior, por exemplo, os aprovados costumam ser alocados na cidade que abriu o edital. Em concursos de órgãos maiores é mais comum que o aprovado seja alocado em outras cidades e regiões, onde houver demanda.
Não é comum que os concursos de Odontologia tenham muitas vagas — o que os tornam muito disputados. Por isso, é preciso investir tempo em um estudo direcionado, focado nas matérias mais cobradas durante as provas específicas.
Além disso, tenha em mente que apenas 10% de seus concorrentes estudam para a prova. Ou seja, mesmo com o número baixo de vagas, é muito fácil se destacar da concorrência.
Uma dica é começar a fazer concursos de Odontologia menos concorridos, para prefeituras do interior. Dessa maneira, você ganha alguma experiência e mais confiança na hora de encarar desafios maiores.
Os concursos de Odontologia, de maneira geral, realizam provas objetivas de múltipla escolha (cinco alternativas, apenas uma correta), de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Em Conhecimentos Gerais, as provas são divididas em:
Já em Conhecimentos Específicos, você deve estudar:
Cada banca examinadora tem suas particularidades – e até armadilhas! Por isso, é muito importante conhecer a banca responsável pela prova do concurso que você vai participar a fim de direcionar melhor seus estudos e torná-los mais eficientes.
Reunimos aqui um resumo sobre as bancas examinadoras mais importantes, que normalmente estão a cargo dos maiores e mais disputados concursos do país.
Vale lembrar que concursos para prefeituras do interior costumam ter bancas examinadoras menores. Dessa forma, é interessante também conhecê-las, buscar suas provas anteriores e se preparar de acordo.
Concursos como os do EBSERH e do Ministério da Saúde já foram organizados pela banca do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). A principal característica dessa banca é seu estilo direto de desenvolver a prova, com enunciados curtos e respostas mais elaboradas, que pedem muito cuidado com os mínimos detalhes.
A banca Vunesp realiza todos os anos um grande número de processos seletivos em todo o país, especialmente para Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Detran, prefeituras e tribunais. Tem fama de ser uma banca acessível, mas que vem evoluindo em conteúdo e grau de exigência nos últimos anos.
Como é originalmente uma entidade que organiza vestibulares, a Vunesp tem provas de múltipla escolha, com cinco alternativas. E é comum o enunciado solicitar que o candidato marque a resposta correta ou a incorreta entre as opções. Ou seja, é preciso ter muito cuidado com essas pegadinhas.
Saiba mais no post sobre o Perfil da banca examinadora Vunesp, que traz todos os detalhes do modelo de prova da instituição.
Famosa por organizar alguns dos principais concursos federais, a banca Cespe/Cebraspe é considerada difícil. Isso porque seu método de avaliação exige que o candidato esteja muito seguro do conteúdo estudado, já que uma resposta errada anula uma certa. Ou seja, se você acertou duas questões, mas errou duas, sua pontuação é quase nula.
Acesse agora nosso post sobre como passar no Cespe/Cebraspe: manual completo da banca.
Considerada uma banca com grau de exigência entre baixo e moderado, com enunciados e textos mais simples. Suas provas são, em geral, de múltipla escolha (com cinco alternativas por questão). Em alguns casos, há também elaboração de textos. As questões costumam cobrar a literalidade dos conteúdos, sendo, então, mais favoráveis aos candidatos com facilidade para memorização.
Saiba mais sobre a instituição acessando o post Banca AOCP – Análise Completa do Perfil da Banca.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é considerada uma das bancas examinadoras mais difíceis do país, com um alto grau de exigência em todas as disciplinas. Entre os processos seletivos organizados pela FGV estão os da Polícia Civil de vários estados, do Senado Federal, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para saber mais sobre o assunto, acesse nosso post com 7 dicas para detonar a banca FGV (análise completa)
A Cesgranrio é considerada uma banca examinadora com grau de dificuldade mediano. No entanto, é preciso cuidado com suas pegadinhas. Além disso, a Cesgranrio distribui as matérias solicitadas no edital de maneira bem homogênea entre as questões. Nada fica de fora, e isso exige do candidato uma preparação bastante ampla. Entre os concursos organizados por ela destaca-se o da Petrobrás.
Para conhecer mais sobre o estilo da Cesgranrio, é só ler nosso post 7 Macetes para detonar a banca (análise completa).
A banca Consulplan é tida como relativamente fácil. Dizemos “relativamente” porque, embora as questões não tenham um nível muito alto de complexidade, o conteúdo é extenso e solicitado na íntegra em todas as disciplinas. Além disso, tem por hábito aplicar algumas pegadinhas. Costuma trazer enunciados simples, com perguntas objetivas, em questões de múltipla escolha (com cinco alternativas cada).
Leia mais sobre nossa avaliação no post Banca Consulplan: Perfil Completo da Banca Examinadora.
Conheça também os perfis das bancas ESAF, FCC, IADES e Fundatec.
Se você optou por estudar sozinho – por funcionar melhor nesse modelo ou por não ter como investir financeiramente em um curso preparatório – as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as melhores disponíveis no mercado.
Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é um dos melhores (se não o melhor!) cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para concursos de Odontologia, em formato PDF, e contém toda a teoria solicitada, além de análises dos editais. E melhor: você pode testar o acesso por 30 dias! Caso não goste, recebe 100% do valor investido de volta.
Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download, totalmente direcionado para a área de Odontologia, e a opção de teste por 30 dias com possibilidade de estorno integral. No Gran você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.
Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas e, claro, tudo vai depender do quanto você se dedica aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!
Caso você opte por estudar com apostilas em papel, a nossa dica é que aposte nas opções oferecidas pelo Nova Concursos.
Elas possuem excelentes conteúdos, são muito confiáveis e contam com preços bastante atrativos.
Se quiser conhecer outras alternativas, acesse o artigo 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação) e aproveite as dicas.
Livros são excelentes materiais de apoio para concursos de Odontologia, especialmente os que trazem questões comentadas. Para lhe ajudar na escolha, montamos uma lista com as obras que consideramos mais relevantes. Todos nos títulos são da Editora Sanar, que é especialista em obras da área da Saúde.
Saiba quais são:
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.
É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:
Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.
Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.
Quais são as dicas de estudo?
Chegou um momento muito importante do nosso artigo: conhecer as dicas de estudo para você conquistar a sua aprovação em concurso odontologia.
É importante que acesse o edital (pode ser o anterior, caso o novo ainda não tenha sido publicado) e veja quais são as atividades a serem realizadas.
Você gostaria de atuar nos tribunais? E nas carreiras fiscais?
Existem também as militares, as prefeituras e muitas outras.
Primeiro, veja quais são as disciplinas que cairão no concurso, tanto na parte de conhecimentos gerais quanto na de específicos.
Mas tenha cuidado com o seu foco.
Jamais coloque energia apenas nas matérias relacionadas à sua formação ou vice-versa.
É muito comum um profissional achar que sabe tudo sobre a área em que atua e acabar deixando de lado os estudos sobre as disciplinas que a envolvem.
E você precisa considerar que aquilo que é pedido na prova nem sempre se refere a um conhecimento prático que adquiriu.
Muitas vezes, caem questões bastante teóricas e técnicas.
Portanto, todo cuidado é pouco.
Outros estudantes, porém, deixam de dar foco nas matérias de conhecimentos gerais, como língua portuguesa e raciocínio lógico.
O problema é que algumas delas são justamente as que mais reprovam em concursos, como português, por exemplo.
Mas talvez o grande cuidado tenha que ser com relação às disciplinas ligadas a direito.
Se você é um dentista, então certamente não faz parte da sua realidade ter esse conhecimento.
E a nossa dica é que estude (e muito) para todas as áreas do direito que forem pedidas no edital.
Mas além das matérias, tem um outro ponto importante quando falamos em planejamento: começar a estudar com o máximo de antecedência possível.
Isso mesmo!
Não espere a publicação do edital, afinal, a prova geralmente acontece poucos meses depois.
Baseie-se no anterior, já que a maioria das disciplinas são as mesmas para todos os concursos do seu cargo de interesse.
Pode ter uma ou outra alteração no novo edital, mas são poucas coisas, nada que não seja possível estudar quando ele for publicado.
E se deixar para a última hora, pode ter certeza de que não terá tempo hábil para estudar todo o conteúdo ou então não garantirá um trabalho realmente eficaz e suficiente para a aprovação.
Então, atente-se e antecipe-se!
Outra dica interessante é organizar um cronograma de estudos.
Basta criar uma planilha com as matérias e o seu tempo disponível em quadros semanais.
Quando o edital for publicado, procure adequar o conteúdo programático dele com o cronograma.
Isso vai otimizar o seu tempo e ajudá-lo a focar no que realmente irá cair prova.
No próximo tópico, daremos algumas dicas de plataformas de cursos preparatórios que contam, entre outras funcionalidades, com cronogramas de estudo prontinhos para você.
Continue por aqui!
Inclua aí os seus estudos.
Nesse exemplo, você poderia acordar mais cedo ou então utilizar o horário que chega em casa.
Fica a seu critério!
O importante é que crie o hábito de estudar, da mesma forma como trabalha todos os dias.
Coloque como premissa o seguinte: se você não pode deixar de ir à empresa, também não pode faltar com os estudos.
Pode ter certeza de que essa rotina fará com que se sinta mais disposto na hora de estudar, além de evitar as tão temidas distrações.
O seu próprio corpo se adaptará a ela e as tarefas vão render muito mais!
O ideal é que pesquise as anteriores, veja exatamente o que costuma ser pedido e faça uma análise das questões apresentadas.
Você vai perceber que existe um certo padrão de perguntas, muitas, inclusive são bastante parecidas.
Assim, é possível direcionar melhor os estudos, além de entender a linha de raciocínio dos examinadores, o que facilita muito para um bom resultado no exame.
A maioria está desatualizado e dificilmente possui os conteúdos necessários para a sua aprovação.
Além da atualização, eles precisam ser 100% baseados nos editais e ter questões comentadas, exercícios, linguagem simples e foco no que realmente costuma cair.
Os professores que elaboram as apostilas, PDFs e videoaulas também devem ser diferenciados, com experiência e conhecimento suficiente em concursos e também na disciplina que está estudando.
No próximo tópico, você vai conhecer algumas plataformas que contam com tudo que você precisa para ser aprovado, incluindo o cronograma de estudo pronto e o fórum de dúvidas com os professores.
Pegue as questões que caíram nas últimas provas e desenvolva o máximo possível delas.
Faça e refaça quantas vezes for preciso, até fixar bem a disciplina.
Você pode, inclusive, fazer a prova completa do concurso anterior como se estivesse no local do exame.
Basta desligar o celular e deixar de lado qualquer distração.
Isso vai ajudar a lidar com situações muito comuns nos certames, como controle de ansiedade e de tempo.
Sim, você vai entrar no “clima” de prova, literalmente!
E seja detalhista!
Leia atentamente os enunciados e entenda a lógica das respostas.
Além de conhecer bem a banca e ficar craque na matéria, você ainda vai memorizar melhor o conteúdo e entender quais são as disciplinas que já domina e as que precisa estudar mais.
Depois, revise as informações para fixar melhor as disciplinas.
Bom, é claro que cada concurso tem as suas particularidades, mas existem sim alguns assuntos bastante comuns na área de odontologia.
Entre eles estão:
Para que você chegue preparado para a prova, é importante que esteja atento ao que está acontecendo na sua área de atuação, em especial se já se formou há algum tempo.
Leia artigos na internet, faça cursos e procure estar por dentro das novidades que permeiam o seu mercado.
Mas se não tirar um tempo para relaxar a mente, dificilmente vai conseguir assimilar o conteúdo com qualidade.
Portanto, quando for fazer o cronograma, inclua algumas pausas, nem que sejam curtinhas, de 10 minutos, por exemplo.
Outra dica interessante é acrescentar alguma atividade na rotina, que pode ser exercício físico, meditação ou acupuntura.
Elas ajudam a controlar ansiedade, a reforçar a memória e até a conseguir focar melhor nos estudos.
Escutar música e conversar um pouco com um amigo ou familiar também são tarefas muito eficazes para espairecer.
Ela também evita fadiga e sonolência, o que, convenhamos, são os grandes ladrões da nossa concentração.
O concurso odontologia é uma ótima alternativa para quem quer seguir carreira pública e usufruir de todas as suas vantagens, como altos salários, benefícios atrativos e estabilidade.
E então, quer mesmo estudar para concurso odontologia?
O que espera para seguir as nossas dicas?
Gostou e quer saber mais sobre concursos públicos?
Basta acompanhar as informações nos nossos canais: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter.
Bons estudos!!!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
Ver comentarios
Excelente artigo. Amei, agora irei acompanhar mais sua página.