[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.7.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
Você quer saber como passar em qualquer concurso público? Chegou ao lugar certo!
Neste post vamos mostrar uma checklist dos aprovados, ou seja, coisas que os aprovados, principalmente nos primeiros lugares, fazem.
Se você seguir esse passo a passo, você vai saber que está no caminho certo e suas chances de passar no tão sonhado concurso serão muito maiores.
Está pronto para mudar o seu mindset e garantir a aprovação mais rápido?
Vamos lá!
Bem, a primeira coisa a ser feita para entender como passar em qualquer concurso é entender que os aprovados têm dois tipos de características: as internas e as externas.
As características internas são aquelas emocionais, que têm a ver com a maneira como se lida internamente com os estudos. Para alterar essas características, é preciso bastante trabalho, mas é possível.
As características externas são os métodos que se usa para obter melhores resultados nos estudos. São as ferramentas, dicas, macetes que se incorpora ao longo da preparação.
Você vai conhecer agora a checklist dessas características.
A primeira característica do aprovado em concurso público é que ele sabe onde quer chegar e, além disso, sabe o caminho que precisa ser trilhado, estando disposto a pagar esse preço — que não é barato! Ou seja, sabe o tipo de vida que quer, o cargo que quer e tem uma visão muito clara de como chegar lá.
Então, é importante que você também tenha!
Para isso, imagine-se no dia a dia do trabalho, você consegue? Imagine-se sendo funcionário daquele determinado órgão cujo concurso você quer ser aprovado, imagine-se desempenhando as atividades do cargo que almeja.
Sabendo claramente que tipo de vida você quer no futuro e se você está disposto a fazer o que é preciso para alcançá-lo, você estará no caminho certo.
Outra característica fundamental para saber como passar em qualquer concurso é saber que você simplesmente precisa ser aprovado, não há outra alternativa.
Aqui inclui-se pessoas que que não são ricas ou empreendedoras. Ou seja, não estão no grupo que não precisa se preocupar com o futuro, pois é herdeiro ou algo do tipo. E também não desejam abrir seu próprio negócio, por exemplo.
Em outras palavras: o concurso aparece quase como a garantia de um futuro com emprego estável e bem remunerado, além de qualidade de vida.
Para passar em qualquer concurso, ter foco certamente é uma das principais características. Para isso, é preciso saber que terá que abrir mão de muitas outras coisas. Isso porque, ao escolher uma carreira, você também estará abrindo mão das demais.
Contudo, é preciso saber qual cargo ou área que você deseja para conseguir colocar toda a sua energia naquele propósito. Fazer diversos concursos “só pra ver o que acontece” pode ser bem frustrante e é bem mais difícil que você seja, de fato, aprovado. Claro, uma que outra prova para se testar na caminhada é bacana, mas sempre com os olhos lá no futuro.
Além disso, claro, para ser aprovado será preciso abrir mão de tempo com a família e os amigos, de lazer, das festas e até mesmo de momentos de ócio absoluto, tudo em nome do foco nos estudos. Pense no prêmio mais adiante: a aprovação!
O concurseiro resiliente é aquele que sabe que vai ser reprovado na caminhada uma, duas, três vezes. E tudo bem! Isso não chega a ser um problema, pois ele não vai desistir facilmente. Ou seja, ele se adapta às situações, mesmo as ruins, e tira delas lições para a próxima tentativa. Ele sai mais forte a cada vez.
Não caia no erro de se achar incapaz ou burro, porque praticamente todo candidato aprovado em bons concursos reprovou diversas vezes antes. Então, pegue essa energia e coloque na retomada da sua preparação, observe onde errou e tente fazer diferente.
Dessa forma, o resiliente torna o resultado ruim em uma oportunidade de melhoria. Nem sempre é fácil, claro, mas comece aos poucos e verá que vai conseguir lidar melhor com a frustração a cada vez. Concursos há muitos!
Só sabe como passar em qualquer concurso aquele que consegue encontrar o equilíbrio na vida. Ou, ao menos, está sempre nessa busca. Para ter alta performance, de maneira geral, é preciso dedicar-se muito tempo aos estudos. É assim para praticamente tudo na vida: a prática leva à perfeição, não é mesmo?
Então, até que saia o edital do concurso desejado, é importante reservar parte do seu dia, da sua semana, para coisas que lhe dão prazer, para a vida pessoal, a família, os amigos, exercícios físicos, leituras divertidas, etc. Depois do edital é outra conversa, mas até lá, esse equilíbrio é fundamental.
Isso também é parte da estratégia de estudo, porque uma pessoa com corpo e mente equilibrados vai, com certeza, alcançar resultados muito melhores.
Um núcleo de apoio são pessoas que lhe ajudam durante o processo de preparação para o concurso. Pode ser sua família, seus amigos ou até mesmo contatos virtuais, de alguma comunidade online. Com eles você poderá ter o apoio emocional que precisa, se forem próximos, ou técnico, em se tratando de grupos de estudos, por exemplo.
A primeira característica externa de todo concurseiro que sabe como passar em qualquer concurso é a organização, seja de tempo ou de espaço. Nada de regras metódicas absurdas, claro, mas de um certo nível no qual você vai ter mais tempo e vai consegui achar a informação mais rápido.
Quando se começa uma preparação para concurso público, o volume de materiais pode assustar. De fato, são muitos livros, apostilas, anotações, resumos, fichas, videoaulas, etc. Ou seja, muitas informações físicas e digitais, que não poderão ser perdidas. E muito conteúdo que deverá ser estudado.
Sendo assim, é preciso uma organização mínima do espaço para saber onde você colocou cada coisa e como acessá-la. Assim como é fundamental criar um cronograma que dê conta de todos os conteúdos. Esse é um detalhe simples, mas que faz uma diferença enorme.
Outra característica externa muito importante daqueles que são aprovados é fazer muitos exercícios, centenas, milhares. As pesquisas sérias sobre o assunto mostram sempre que o melhor método de aprendizado é aquele em que se coloca a teoria em prática.
E nada mais prático que pegar um exercício de uma prova anterior para saber o que é cobrado, qual o estilo da questão em obviamente, a resposta correta.
Mas é importante que você faça o exercício de uma forma inteligente. Ou seja, não é simplesmente ver se acertou ou errou, mas a partir dele voltar à teoria e entender por que errou algo e acabar com as dúvidas, fazendo uma verdadeira revisão.
Aqueles que sabem como passar em qualquer concurso fazem, com certeza, muitas revisões. Pode apostar! Isso porque quando se aprende algo novo, se isso não for estimulado, em pouco tempo se perde.
Nossa memória, quando não trabalhada, guarda apenas cerca de 10% de um conteúdo ou informação com o passar do tempo. Dessa forma, voltar ao que foi estudado é vital.
Você não precisa revisar absolutamente tudo, mas aquilo que ainda não foi internalizado e o que é mais relevante para a prova.
Os aprovados em concursos, de maneira geral, saem estudar sozinhos. Ou seja, eles não dependem exclusivamente de um professor. Eles pesquisam, vão à bibliotecas, buscam no google ou no youtube, fazem exercícios centenas de vezes, revisam.
Enfim, eles estão sempre no modo “conhecimento”, não apenas durante a aula ou quando são estimulados. Quase um autodidata!
Dificilmente alguém que fica só no aprendizado passivo é aprovado em um concurso público. O aprendizado precisa, ao contrário, ser muito ativo para os melhores resultados.
As técnicas de estudo e memorização são muitas. Nem todas as técnicas funcionam para todo mundo, é importante lembrar. Por isso, o jeito é testar e descobrir qual se adapta melhor ao seu perfil, a sua rotina, qual lhe garante a melhor performance.
Ser aprovado em um concurso, em geral, leva tempo. Poucas são as pessoas que passam de primeira, especialmente em seleções bastante disputadas. Sendo assim, o período de preparação precisa, necessariamente, ser longo para que o candidato tenha bagagem suficiente.
Então, não deixe para estudar apenas depois do lançamento do edital. Comece já a ler, ver alguns vídeos, fazer exercícios de provas anteriores. Dessa forma, você vai se ambientando à prática de estudo e criando seus hábitos. E vai também ficar cada dia mais próximo da vaga.
Quais os melhores cursos preparatórios?
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades, ler análises completas e ter acesso a dicas de estudo para arrasar nas provas.
Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Conte com a gente e bons estudos!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou o Instituto AOCP como banca organizadora…
Para os concurseiros que têm acompanhado nossa série sobre as principais bancas examinadoras do Brasil,…
Se você está se preparando para um concurso público, entender o estilo e as peculiaridades…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Com o ano chegando ao fim, cresce a expectativa sobre um novo concurso Banco do…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O concurso do…