Mais um excelente concurso está próximo!
Foram autorizadas 300 vagas para a área transversal de Analista em Tecnologia da Informação (ATI), cargo que integra o quadro servidores do Ministério da Gestão e Inovação.
Dentre outros requisitos que estarão especificados em edital, será exigido dos candidatos nível superior completo em qualquer área de formação.
Atualmente o órgão possui 417 cargos vagos.
O salário inicial para o cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) é de R$ 5.488,46, podendo chegar a 8.924,74 com a progressão de carreira.
Para concorrer a uma vaga no Concurso ATI, é preciso ter formação de Nível Superior em qualquer área de atuação.
As atividades atribuídas ao cargo de Analista em Tecnologia da Informação (ATI) são:
O último concurso foi realizado em 2015 e teve como banca organizadora o Cebraspe.
Foram ofertadas 300 vagas para Analista em TI, porém foram aprovados apenas 228 candidatos.
Foram registrados 7.922 inscritos para 300 vagas ofertadas, uma concorrência de 26,40 candidatos por vaga.
O edital do último concurso ATI contou com as seguintes etapas:
Para auxiliar nos estudos acesse as provas e os editais do concurso anterior:
Confira o conteúdo programático das provas de Analista em TI do último edital:
1 Gerência de projetos. 1.1 Conceitos básicos. 1.2 Processos do PMBOK. 1.3 Gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, de custos, de recursos humanos, de riscos, das comunicações, da qualidade e de aquisições. 2 Segurança da informação. 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Políticas de segurança. 2.3 Classificação de informações. 2.4 Análise de vulnerabilidade. 2.5 Plano de continuidade de negócio. 2.6 Normas ISO 17799 e ISO 27001. 2.7 Auditoria e conformidade. 3 Governança e Gestão de TI. 3.1 Fundamentos do ITIL®. 3.2 ITIL® –
suporte a serviços. 3.3 ITIL® – entrega de serviços. 3.4 fundamentos de COBIT (versão 5). 3.5 Governança Digital. 4 Gestão de Relacionamento. 4.1 Gestão de relacionamento com clientes (CRM). 4.2 Elaboração de plano de negócio. 4.3 Noções de marketing de serviço. 4.4 Noções de Comunicação Institucional e Interna. 5 Engenharia de requisitos. 5.1 Conceitos básicos. 5.2 Técnicas de elicitação de requisitos. 5.3 Gerenciamento de 42 requisitos. 5.4 Especificação de requisitos. 5.5 Técnicas de validação de requisitos. 5.6 Prototipação. 6 Engenharia de software. 6.1 Ciclo de vida do software. 6.2 Metodologias de desenvolvimento de software. 6.3
Métricas e estimativas de software. 6.4 Análise por pontos de função. 6.5 CMMi. 6.6 Qualidade de software. 7 Arquitetura e tecnologias de sistemas de informação. 7.1 Conceitos básicos. 7.2 Workflow e gerenciamento eletrônico de documentos. 7.3 Arquitetura cliente-servidor. 7.4 Arquitetura orientada a serviço. 7.5 Arquitetura distribuída. 7.6 Arquitetura de grande porte. 7.7 Datamining. 7.8 Datawarehouse. 7.9 Portais corporativos. 7.10 Sistemas colaborativos. 7.11 Gestão de conteúdo. 7.12 Especificação de metadados e web services. 7.13 Computação em GRID, conceitos de computação em cluster, conceitos de computação em nuvem. 7.14 Conceitos de aplicação em dispositivos móveis. 8 Gestão de processos de negócio. 8.1 Modelagem de processos com BPMN (versão 2.0). 8.2 Técnicas de análise de processos. 8.3 Melhoria de processos. 8.4 Integração de processos. 9 Gestão estratégica. 9.1 Noções e metodologias de planejamento
estratégico. 9.2 Balanced Scorecard (BSC). 9.3 Planejamento Estratégico Situacional (PES), Matriz SWOT. 9.4 Análise de cenários. 9.5 Metodologias para medição de desempenho. 9.6 Indicadores de desempenho: conceito, formulação e análise. 10 Banco de dados. 10.1 Conceitos básicos. 10.2 Abordagem relacional. 10.3 Modelo entidade-relacionamento. 10.4 Normalização. 10.5 Sistemas gerenciadores de banco de dados (SGBD). 11 Tecnologia da Informação na Administração Pública. 11.1 Planejamento Plurianual (PPA). 11.2 Planejamento de TI: estratégico e tático. 11.3 Contratações de TI na Administração Pública Federal.
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!
Bons estudos!
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou o Instituto AOCP como banca organizadora…
Para os concurseiros que têm acompanhado nossa série sobre as principais bancas examinadoras do Brasil,…
Se você está se preparando para um concurso público, entender o estilo e as peculiaridades…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Com o ano chegando ao fim, cresce a expectativa sobre um novo concurso Banco do…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O concurso do…