Os resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU) já estão liberados e disponíveis para consulta no site da Fundação Cesgranrio.
A novidade, por enquanto, vale para os candidatos de nível médio (Bloco 8), enquanto aqueles que concorrem a cargos de nível superior (Blocos 1 a 7) precisam aguardar até o dia 28 de fevereiro para ter acesso ao resultado definitivo e às convocações finais.
Popularmente conhecido como “ENEM dos Concursos”, o CNU ofertou mais de 6 mil vagas em diversas áreas e atraiu quase 1 milhão de inscritos em todo o país.
Principais Informações em Tópicos
-
Resultados e Convocações
- Disponíveis no site da Fundação Cesgranrio para candidatos do Bloco 8 (nível intermediário).
- Os classificados nos Blocos 1 a 7 (nível superior) terão resultados definitivos e convocações divulgados até 28 de fevereiro.
- As convocações para o Curso de Formação ocorrerão em três chamadas, nos dias:
- 04 e 05 de fevereiro
- 11 e 12 de fevereiro
- 18 e 19 de fevereiro
-
Panorama Geral do CNU
- 6.640 vagas em oito blocos temáticos, com cargos de nível médio e superior.
- Salários iniciais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.
- Provas realizadas em 228 municípios de todo o país.
-
Alta Concorrência
- Cerca de 1 milhão de candidatos participaram efetivamente das provas.
- Abstenção média superior a 54%, totalizando mais de 2,1 milhões de inscritos no início, mas muitos optaram pela desistência.
-
Próxima Edição (2025)
- A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, já confirmou a realização de um CNU 2.0 no próximo ano.
- Órgãos Interessados: IBRAM, Ministério da Fazenda, MDR, Biblioteca Nacional, entre outros.
-
Objetivo do CNU
- Centralizar a seleção de servidores de diversos órgãos em um processo único, reduzindo custos e agilizando contratações.
- Reposição da mão de obra perdida nos últimos anos (aprox. 73 mil servidores).
-
Etapas de Avaliação
- Prova Objetiva + Discursiva: aplicada em dois turnos, abrangendo conhecimentos gerais e específicos.
- Avaliação de Títulos (apenas para cargos de nível superior).
- Curso de Formação (eliminatório e classificatório), com editais próprios e datas específicas.
-
Cronograma Resumido
- 04/02/2025: divulgação do resultado final para Bloco 8 e provisório para Blocos 1 a 7.
- 04 e 05/02: 1ª chamada para curso de formação.
- 11 e 12/02: 2ª chamada para curso de formação.
- 18 e 19/02: 3ª chamada para curso de formação.
- 28/02/2025: resultado definitivo para candidatos de nível superior.
Com essas atualizações, os concurseiros que concorrem no CNU podem verificar suas classificações no site da banca organizadora e se planejar para a etapa de curso de formação, caso estejam entre os convocados.
Para quem não participou desta edição, a próxima edição do “ENEM dos concursos” está confirmada para 2025, com previsão de edital para agosto, abrindo mais oportunidades em órgãos federais.
Fique de olho nas atualizações.