Os Correios anunciaram a retomada do processo de escolha da banca organizadora para o próximo concurso público, que preencherá 3,2 mil vagas.
O edital do concurso está previsto para agosto, priorizando cargos operacionais como carteiros. A convocação dos aprovados está programada para dezembro de 2024. Além das vagas operacionais, o concurso incluirá oportunidades para cargos de nível superior, como Advogados, Arquitetos e Engenheiros.
O processo de escolha da banca foi reiniciado para incluir novas especificações sobre os cargos e o número de vagas. A previsão é de que o processo seja concluído até o mês de agosto.
Apesar do concurso oferecer 3,2 mil vagas, este número não será suficiente para cobrir o déficit atual de pessoal, estimado entre 4 mil e 5 mil funcionários. O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacou recentemente em entrevista a um canal de TV, que a intenção é realizar concursos mais frequentes, planejando-os a cada cinco anos.
Duas seleções distintas estão sendo preparadas pelos Correios: uma para a área de Segurança do Trabalho e outra para cargos de níveis médio e superior. A seleção para Segurança do Trabalho, organizada pelo IADES, oferecerá vagas para Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho Júnior, Médico do Trabalho Júnior e Enfermeiro do Trabalho Júnior.
A seleção para cargos administrativos, com publicação de dois editais em agosto, incluirá vagas para Agente de Correios – Carteiro (nível médio) e Analista de Correios (nível superior), nas especialidades de Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Arquiteto e Engenheiro. A expectativa é que a banca organizadora seja contratada até agosto, com publicação do edital no mês seguinte e início das contratações em dezembro de 2024.
O concurso será composto por etapas de provas objetiva e/ou discursiva, ambas no mesmo dia, com 60 questões para o nível médio e 80 questões para o nível superior.
Os cargos oferecem salários que variam de R$ 2.429,25 a R$ 26.013,50 (com progressão de carreira), além de benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, vale-transporte, reembolso creche, auxílio para dependentes com deficiência, adicional de atendimento em guichê e adicional de atividade de distribuição e/ou coleta externa.
Os requisitos para os cargos variam desde certificado de conclusão do ensino médio para carteiros e operadores de triagem até diploma de nível superior para advogados e engenheiros, com especializações específicas para algumas funções.
A previsão é que as contratações iniciem em dezembro de 2024.
PDV Anunciado
A proposta do Programa de Demissão Voluntária (PDV) foi apresentada pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, e agora aguarda aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST/MGI).
A participação no PDV é aberta aos empregados em atividade que atendam aos seguintes critérios até o último dia do mês anterior ao encerramento das inscrições: idade entre 55 e 75 anos, pelo menos 25 anos de serviço efetivo nos Correios e um mínimo de 36 meses de remuneração nos últimos 60 meses.
Tem interesse nessa e em outras notícias do universo concurseiro?
Nos siga também nas redes sociais.
Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Quer descontos em cursos preparatórios? Nós temos, basta clicar aqui e ir direto para o artigo!
Bons estudos e boa sorte!