Você já fez sua inscrição no concurso do Ministério da Saúde? São oferecidas 102 vagas e as inscrições estão abertas até 05 de janeiro. Não perca!
Se você deseja uma oportunidade de ingressar no funcionalismo público federal ou mesmo deseja garantir um ótimo salário, é melhor correr: as inscrições para o concurso do Ministério da Saúde estão abertas e vão até dia 05 de janeiro de 2017!
Segundo o edital do concurso, foram abertas 102 vagas para diversos cargos. O concurso do Ministério da Saúde é considerado um dos mais atraentes, por isso vale a pena conferir.
Além de garantir ótimos salários, que podem chegar a R$ 6.202,88, para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, o concurso do Ministério da Saúde é uma ótima opção para quem deseja uma vaga na área pública federal.
Se você está buscando uma vaga em um concurso federal, esta é a chance de garantir seu sonho. Para conseguir uma vaga no concurso do Ministério da Saúde, é fundamental estudo e dedicação.
Apesar da grande concorrência, não é impossível conquistar uma vaga neste certame. Com dedicação e preparação adequada, você pode garantir um ótimo salário e benefícios. Que tal começar a estudar agora mesmo e conquistar a sua vaga?
Neste artigo, você conferirá os detalhes sobre as principais carreiras do concurso do Ministério da Saúde. Também iremos falar do processo seletivo; das disciplinas exigidas para cada carreira; dos cargos dentro do Ministério da Saúde; e também dos salários que você pode conquistar com a aprovação.
Você confere agora todas as informações para se preparar para o concurso do Ministério da Saúde. Aproveite!
Como o Ministério da Saúde é um órgão público federal, as carreiras e salários são muito atraentes. Isso faz com que o concurso do Ministério da Saúde seja muito concorrido, já que os benefícios são bastante altos.
Como existem diversas responsabilidades e atribuições no Ministério da Saúde, existem diversas carreiras de nível superior. As vagas do certame são preenchidas por meio de concurso público.
Confira agora os salários que você pode conquistar prestando o concurso do Ministério da Saúde:
Você percebeu como os salários do concurso do Ministério da Saúde são atraentes? Esse é um dos motivos pelos quais o concurso é muito concorrido, mas com estudo e preparação, você conseguirá conquistar sua vaga e garantir a aprovação!
Segundo o edital publicado em 28 de novembro de 2016, que você confere clicando aqui, o concurso do Ministério Público conta com 102 vagas. Todas as vagas oferecidas exigem nível superior, sendo que os cargos de Administrador e Contador exigem formação específica.
Você confere abaixo o número de vagas de cada um dos cargos do concurso do Ministério da Saúde. Você pode analisar e avaliar quais são as vagas que mais lhe interessam para o próximo concurso.
Veja só:
Como você pode perceber, as três carreiras do concurso do Ministério da Saúde contam com o mesmo número de vagas. No entanto, como a carreira de Analista Técnico de Políticas Sociais não tem exigência de graduação específica e apresenta maior salário, este deve ser o cargo mais concorrido do certame. Todos os cargos acima tem jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Se você quer uma vaga neste concurso do Ministério da Saúde, é recomendado as provas anteriores da banca. A banca organizadora deste concurso será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Naciona). Recomendamos que você procure estudar as questões das provas anteriores; de acordo com o cargo pretendido; além de questões da banca examinara, visando conhecer o estilo de prova.
Você também deve saber que o Idecan é uma das bancas mais tradicionais dos concursos federais, com nota de corte considerada alta. No entanto, isso não significa que seja impossível conquistar uma vaga. Estudando desde já você pode se preparar e mandar muito bem no concurso do Ministério da Saúde.
Um dos locais que você pode conseguir acesso às questões da banca, de graça, é no Banco de provas e questões do Estratégia Concursos:
Clique aqui para ir para o Banco do Provas do Estratégia.
Segundo informações do edital, o concurso do Ministério da Saúde exigirá provas objetivas e discursivas para todos os cargos; enquanto para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais, também será realizada avaliação de títulos.
Confira agora as disciplinas e o conteúdo programático exigido para os cargos do concurso do Ministério da Saúde.
[learn_more caption=”Língua Portuguesa”] Compreensão e interpretação de textos; denotação e conotação; figuras; coesão e coerência; tipologia textual; significação das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oração e do período; pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; estudo da crase; semântica e estilística.[/learn_more]
[learn_more caption=”Raciocínio Lógico”] Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica Dedutiva, Argumentativa e Quantitativa. Lógica Matemática Qualitativa. Sequências Lógicas envolvendo Números, Letras e Figuras. Regra de três simples e compostas. Razões Especiais.
Análise Combinatória e Probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Geometria plana e espacial. Trigonometria. Conjuntos numéricos. Equações de 1º e 2º graus. Inequações de 1º e 2º graus. Funções de 1º e 2° graus. Geometria analítica. Matrizes determinantes e sistemas lineares. Polinômios. [/learn_more]
[learn_more caption=”Conhecimentos Gerais – Informática, Saúde Pública, Noções de Direito Administrativo e Ética”] NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Conceito de internet e intranet e principais navegadores. Principais aplicativos comerciais para edição de textos e planilhas, para correio eletrônico, para apresentações de slides e para geração de material escrito, visual e sonoro, entre outros. Rotinas de proteção e segurança. Conceitos de organização de arquivos e métodos de acesso.
SAÚDE PÚBLICA: Leis Orgânicas da Saúde – Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial nº 7.508, de 28 de junho de 2011. Resolução nº 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde. Constituição Federal, artigos de 196 a 200.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: Lei no 8.666/1990 e alterações, Lei no 8.112/1991 e alterações; Lei no 8.429/1992: das disposições gerais, dos atos de improbidade administrativa.
ÉTICA: Código de Ética Profissional do Serviço Público – Decreto nº 1.171/ 1994 [/learn_more]
[learn_more caption=”Administração Financeira”] ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA: Razão e proporção. Porcentagem. Juros simples e compostos. Descontos. Fundamentos de Matemática Financeira. Remuneração de Capital e Taxa de Juros. Juros Simples. Juros Compostos. Séries Uniformes de Pagamentos.
Séries de Parcelas Iguais: Antecipadas e Postecipadas. Sistemas de Amortização: Sistema Francês, Tabela Price. SAC – Sistema de Amortização Constante. Fluxos de Caixa. Valor Presente Líquido. Valor Futuro Líquido. Taxa Interna de Retorno.[/learn_more]
[learn_more caption=”Administração”] ADMINISTRAÇÃO: Noções de Teoria Geral da Administração. Planejamento, organização, direção e controle. Princípios e responsabilidade social. Administração da qualidade (como definir, custos da qualidade e da não qualidade).
Acordos de nível de serviço. Logística e gerenciamento de cadeias de suprimento. Conceitos gerais de compras. Noções de comércio eletrônico. Modalidades de transporte. Noções de gestão de estoques.[/learn_more]
[learn_more caption=”Gestão”] GESTÃO: Gestão Participativa. Gestão Estratégica. Cultura e Comportamento Organizacional. Liderança e Perfil de Gestão. Gerenciamento de Conflitos. Motivação. Empreendedorismo e Inovação. Gestão de Projetos. Monitoramento e avaliação.[/learn_more]
[learn_more caption=”Noções de Contabilidade”] NOÇÕES DE CONTABILIDADE. Conceito, objetivo e finalidades. Receita, despesa, custos e resultados. Patrimônio: conceito, componentes, variações e configurações. Contas: conceito, estrutura e espécies. Apuração de resultados: amortização, depreciação, exaustão e provisões. Lucro bruto, custo de vendas, lucro operacional e lucro líquido. Avaliação de estoques, Levantamentos, Inventários. Tributos e suas aplicações nas aquisições no mercado interno e externo: noções de ICMS, IPI, ISS, II, PIS/COFINS, CSLL,IR,CPMF, CIDE. Documentos fiscais (Nota fiscal de venda de bens e serviços – modelos válidos). Ética profissional.[/learn_more]
[learn_more caption=”Políticas Sociais”] POLÍTICAS SOCIAIS: Estado e sociedade civil: ONGs e políticas sociais. Direitos dos Povos indígenas: Convenção nº 169 da OIT[/learn_more]
[learn_more caption=”Gestão”] GESTÃO: Gestão Participativa. Gestão Estratégica. Cultura e Comportamento Organizacional. Liderança e Perfil de Gestão. Gerenciamento de Conflitos. Motivação. Empreendedorismo e Inovação. Gestão de Projetos. Monitoramento e avaliação.[/learn_more]
[learn_more caption=”Saúde Pública”] SAÚDE PÚBLICA: Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) – princípios, diretrizes, arcabouço legal e Controle social no SUS; Determinantes sociais da saúde. Sistemas de informação em saúde. Política Nacional de Atenção a Saúde dos Povos Indígenas. Ética profissional. [/learn_more]
[learn_more caption=”Auditoria”] AUDITORIA: Conceito e definição de auditoria; normas de auditoria; auditoria interna e externa; programas de auditoria e relatórios de auditora.[/learn_more]
[learn_more caption=”Contabilidade Geral”] CONTABILIDADE GERAL: Fundamentos conceituais de contabilidade: conceito, objeto, finalidade, usuários e princípios contábeis; Patrimônio: conceito, elementos e equação patrimonial; fundamentos conceituais de ativo, passivo, receita e despesa; Procedimentos Contábeis Básicos: plano de contas, fatos contábeis, lançamentos e escrituração;
Demonstrações Contábeis de que trata a Lei Federal nº a Lei 6.404/76 e suas alterações posteriores: Balanço Patrimonial, Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Demonstração do Valor Adicionado;
Análise das Demonstrações Contábeis: análise horizontal, análise vertical, liquidez, endividamento, análise da rotatividade e da rentabilidade.[/learn_more]
[learn_more caption=”Auditoria”] AUDITORIA: Conceito e definição de auditoria; normas de auditoria; auditoria interna e externa; programas de auditoria e relatórios de auditora.[/learn_more]
[learn_more caption=”Contabilidade Pública”] CONTABILIDADE PÚBLICA: Fundamentos legais e técnicos de Contabilidade Pública: conceito, objetivos, princípios; Planejamento: Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA;
Ciclo Orçamentário; Créditos Adicionais: classificação; Princípios Orçamentários; Sistemas Contábeis aplicados ao setor público e o plano de contas; Escrituração; Demonstrações Contábeis de que trata a Lei Federal nº 4.320/64 e suas alterações posteriores;
Classificações Orçamentárias: classificação legal da receita e classificação legal da despesa – classificação institucional, funcional-programática e econômica; Receita e Despesa extra-orçamentárias;
Execução Orçamentária: fases da receita – previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento, e fases da despesa – programação, licitação, empenho, liquidação e pagamento;
Restos a pagar; Dívida Pública e Dívida Ativa; Controle Interno e Externo da Administração Pública: conceito de controladoria e sua missão, controle externo pelo Tribunal de Contas e pelo Poder Legislativo.[/learn_more]
[learn_more caption=”Legislação”] LEGISLAÇÃO: Lei Complementar Federal nº 101/2000 e suas alterações posteriores – Lei de Responsabilidade Fiscal; Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores – Lei de Licitações; Lei Federal nº 10.520/2002 –
Institui no âmbito da Administração Pública a modalidade de licitação denominada pregão. Ética profissional.[/learn_more]
Existem inúmeros cursos preparatórios para concursos como o concurso do Ministério da Saúde. No entanto, com nossa experiência de mais de 15 anos nos certames públicos, avaliamos alguns para definir quais são os melhores. Nossos escolhidos representam qualidade, segurança e satisfação dos alunos.
Os critérios que usamos foram: histórico de aprovados, qualidade dos professores, reputação e depoimento de aprovados, avaliação no Ebit e no Reclame Aqui (a análise completa você pode conferir no Ranking dos melhores cursos preparatórios para concursos).
Dessa forma, entendemos que os cursos que melhor preparam para o concurso do Ministério da Saúde são:
Os professores são extremamente qualificados e o curso tem excelente índice da aprovação nos últimos concursos (confira aqui). Tem ótima reputação no Ebit e Reclame Aqui. Além disso, oferece 30 dias para testar (entenda como funciona – clique no topo da página) e eles oferecem várias possibilidade de descontos (saiba mais aqui).
Apesar de não ter a mesma quantidade de professores renomados do Estratégia, mantém ótimos profissionais em seu quadro (veja a lista). Também oferece bons preços e descontos (veja aqui).
O que você achou de saber mais sobre o concurso do Ministério da Saúde; os salários e exigências de cada um dos cargos; e também a expectativa de vagas para os próximos concursos? Não deixe de comentar abaixo e conferir o conteúdo que o Próximos Concursos preparou para você!
Um forte abraço e até a próxima!
Se você estava esperando pelo concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT…
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares acaba de publicar o aguardado edital do concurso público…
Quem está no aguardo de novidades sobre o concurso da Controladoria Geral do Estado de…
Atenção, concurseiros! Os editais do concurso Polícia Militar de Sergipe (Concurso PM SE) para os…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo publicou edital do Concurso TJ SP…