O concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho requer muito conhecimento sobre o Ministério do Trabalho e Previdência Social, que é um dos mais importantes da União. A pasta tem por atribuição e finalidade lidar e desenvolver políticas e diretrizes para a geração de emprego e renda, a elaboração de diretrizes das relações e a fiscalização do trabalho.
A carreira de Auditor-Fiscal do Trabalho é muito desejada por aqueles que planejam uma carreira estável e de sucesso. No entanto, o concurso é bastante exigente, já que seus candidatos terão uma responsabilidade imensa para com a fiscalização das relações trabalhistas.
Se quer saber mais detalhes sobre o concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho, esse artigo foi feito para você! Aqui há tudo sobre as vagas, os rendimentos, os benefícios, as funções e a rotina de cada um dos cargos, além das informações mais importantes sobre as provas. Aproveite!
Por ser o Ministério do Trabalho e Previdência Social um órgão público de âmbito federal, as vagas do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho são preenchidas por meio de certame público, com vagas para formação de nível superior. Um dos principais cargos na pasta é a de Auditor-Fiscal do Trabalho. Sua remuneração é extremamente atrativa, além de benefícios e gratificações.
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior em qualquer curso de graduação.
Jornada de trabalho: 40 (quarenta) horas semanais, conforme disposto no Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União (Lei nº 8.112, de 11/12/1990).
Atribuições básicas: análise e fiscalização de condições de trabalho; relatórios de gestão de trabalho e mão de obra; gestão da proteção à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Atribuições específicas: exercício de fiscalização em ambiente rural; análises de segurança e prevenção de acidentes; levantamento de débitos de fundos de garantia trabalhistas; erradicação de trabalho em condições análogas à escravidão; erradicação e combate ao trabalho infantil; análise de processos administrativos trabalhistas.
Lotação: em geral na região Norte; nos estados da Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As vagas do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho estão distribuídas de acordo com as atribuições e buscam suprir vagas em aberto no momento da elaboração do edital, além de realizar a formação de cadastro de reserva. Isso significa que, apesar do número de vagas, os candidatos habilitados poderão ser chamados e empossados durante a vigência do concurso.
Segundo estimativas realizadas pelo órgão em sua solicitação de autorização, devem ser disponibilizadas dezenas de vagas para o próximo concurso, já que ocorreram diversas aposentadorias e também existe grande déficit de profissionais.
De acordo com um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho, entre os anos de 2012 e 2016 aconteceram 708 aposentadorias, além de 60 vacâncias no quadro de pessoal.
O último concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho, realizado em 2013, trouxe 100 vagas – 95 de ampla concorrência para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho e 5 reservadas para candidatos com deficiência para o mesmo cargo. Houve um total de 48.035 inscritos, ou seja, 480,35 candidatos por vaga.
No entanto, é sempre importante ressaltar que mesmo o grande número de candidatos por vaga não é impedimento para o candidato bem preparado, já que muitos acabam não comparecendo ao certame ou não se preparam com afinco para as provas.
O concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho é realizado pela Cespe / Cebraspe e pelo MTPS.
Os últimos editais dos concursos para Auditor-Fiscal do Trabalho estão disponíveis no site do órgão ou no link: Auditor-Fiscal do Trabalho.
Antes de começar a estudar para o concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho é fundamental analisar se você possui os requisitos necessários para esse certame, que são:
Deixo 2 vídeos do nosso canal sobre o concurso: um sobre o concurso e outro sobre a bibliografia para AFT. Dá uma olhadinha!
A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.
O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.
Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.
Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendidos, tanto melhor!
Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. Outra ótima opção é o Gran Cursos Online. Igualmente, tem material vasto para download e você ainda pode contratar um plano de assinatura que dá acesso a todos os mais de 7 mil cursos disponíveis na plataforma.
Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!
Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.
O Estratégia Concursos, por exemplo, tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados.
O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Da mesma forma, tem material completo, com videoaulas, e professores de primeira linha.
Há diversas técnicas que podem potencializar seu aprendizado, como a pomodoro e a de ciclo de estudos. Você também pode estudar com flash cards ou mapas mentais. O ideal é experimentar cada uma delas e ver com qual se adapta melhor.
Para lhe ajudar na escolha, reunimos todas as informações no post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
De todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões. O método ajuda revisar a matéria e fixar o conteúdo. Com isso, também torna o estudo mais efetivo e acelera a aprovação!
Para saber mais, acesse o post completo que fizemos sobre o assunto.
Aproveite também para seguir o Próximos Concursos nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá você vai encontrar tudo sobre o universo concurseiro, discussões de qualidade, troca de experiências e dicas imbatíveis.
E lembre-se: conte com a gente na caminhada até a aprovação!
Bons estudos!
Boas notícias para os concurseiros de plantão! O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região…
Se você sonha com a estabilidade e o salário de fazer os olhos brilharem, chegou…
Chegou a hora de afiar o lápis e se preparar para o Concurso da Polícia…
É hora de ficar atento ao novo concurso do MPU! A Fundação Getulio Vargas (FGV)…
O edital do Concurso do Tribunal de Contas de Roraima (Concurso TCE RR) foi lançado,…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…