Vai prestar as provas do Concurso PM PI?
Não sei sei você já sabe, mas as provas foram suspensas devido ao aumento do número de inscritos, o que dificulta o cumprimento dos protocolos sanitários.
Confira o comunicado emitido pela banca:
Ao todo estão sendo ofertadas 1080 vagas, sendo 1.040 vagas para o cargo de Soldado (nível médio) e 40 para o cargo de Oficiais (nível superior).
Confira quais são as principais atribuições dos cargos oferecidos no concurso PM PI.
Soldado
Executar o policiamento ostensivo, fardado, planejado pelas autoridades policiais competentes, com observância dos princípios da legalidade, hierarquia e disciplina, a fim de assegurar o cumprimento da lei, o respeito à cidadania, a manutenção da ordem pública, em todas as suas modalidades, para inibir os atos atentatórios contra pessoas, bens e meio ambiente, e assegurar o exercício dos poderes constituídos, atuando conforme as missões institucionais previstas nas Constituições Federal e Estadual, no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.729/2006 e suas alterações), no Código Disciplinar dos Militares Estaduais do Ceará (Lei n.º 13.407/2003) e nas demais normas legais e regulamentares aplicáveis aos policiais militares do Ceará, notadamente as editadas pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social e/ou pelo Coronel Comandante-Geral da Corporação, dentro de suas respectivas competências.
Oficial
Fiscalizar a gestão e o comando direto do efetivo que atua no policiamento ostensivo. Analisar o aperfeiçoamento e a administração dos mais variados processos relacionados às atividades jurídicas e administrativas de preservação da ordem pública e de polícia ostensiva, em conformidade com a política da qualidade e filosofia de polícia comunitária e de Direitos Humanos, além de outras definidas em lei.
A formação exigida dos candidatos no concurso PM PI é:
Será exigido dos candidatos no concurso PM PI, ainda:
O salário inicial para os cargos previstos é de:
Os aprovados no concurso PM PI serão lotados em unidades da corporação em todo o estado do Piauí, conforme demanda.
A jornada de trabalho dos servidores da PM PI é de 40 horas semanais.
Quando se fala de evolução na carreira, poucos órgãos se equiparam aos militares em clareza e efetividade. Na vida militar você pode avançar cargos de acordo com seu tempo de serviço, abertura de vagas, qualificações alcançadas e indicações.
O Soldado ou Praça começa com a graduação de Soldado de 2ª Classe. Após a conclusão do Curso de Formação e estágio probatório, é promovido a soldado PM de 1ª Classe. A graduação máxima de um Soldado é a de Subtenente PM.
O Oficial começa como Aluno-oficial PM. Após o término do Curso de Formação, é promovido a Aspirante a Oficial PM, passando a cumprir estágio probatório. Após esse período, ascende ao posto de 2º Tenente PM. A graduação máxima de um Oficial é a de Coronel PM. Para Oficiais que atuam em áreas de formação de Nível Superior específicas, a graduação máxima pode chegar a Major.
Para Oficiais o último concurso foi realizado no ano de 2013. Foram ofertadas 30 vagas, com remuneração inicial de R$ 3.897,04.
O Concurso PM PI será composto pelas seguintes etapas:
As provas serão compostas pelas seguintes matérias / disciplinas:
A prova objetiva para o cargo de Soldado será composta por 60 questões de múltipla escolha, nas seguinte disciplinas:
A prova objetiva para o cargo de Oficial será composta por 60 questões de múltipla escolha, nas seguinte disciplinas:
A prova dissertativa valerá 20 pontos e nela o candidato deverá demonstrar o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresentar, defender e desenvolver um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstrar domínio dos mecanismos linguísticos que assegure o encadeamento das ideias e apresentar uma conclusão adequada à argumentação defendida.
Masculino:
Feminino:
O Exame de Saúde será realizado por comissão designada pelo NUCEPE, composta por profissionais com habilitação em Medicina e Odontologia, que avaliará as condições para ingresso na PM PI, por meio de exame clínico geral e nas áreas de oftalmologia, otorrinolaringologia, odontologia, e exames laboratoriais (sangue e urina), exclusivamente, na cidade de Teresina (PI), em horário e local determinados quando da convocação do candidato.
O candidato deverá providenciar, às suas expensas, os exames laboratoriais e complementares necessários.
A investigação social será realizada pela própria Policia Militar, através de seus órgãos, e será constituída de ma pesquisa a ser realizada no bairro onde reside ou residiu o candidato, nos colégios onde estudou, nos locais onde trabalhou e nos órgãos públicos, de modo que, ao final, possa ser feita a avaliação de sua conduta social. A investigação social consistirá, ainda, na apuração, na comprovação da ausência de antecedentes criminais, relativos a crimes cuja punibilidade não esteja extinta e não tenha ocorrido a reabilitação.
A avaliação psicológica será realizado por uma comissão designada pelo NUCEPE, composta por profissionais com habilitação legal na área de psicologia, e acontecerá exclusivamente na cidade de Teresina (PI), em horário e local determinados quando da convocação do candidato. Será constituída da aplicação coletiva dos testes de personalidade, de inteligência e de habilidades específicas. Os exames psicológicos destinam–se à avaliação do perfil profissiográfico do candidato, a fim de verificar suas competências comportamentais para o desempenho do cargo de Soldado da Polícia Militar,de acordo com os parâmetros preestabelecidos para o desempenho devido das atividades.
O Curso de Formação de Soldados e Oficias será realizado no Centro de Educação Profissional da PM PI,conforme preceitua o art. 10-F, da Lei nº 3.808, de 16/07/1981. Aos candidatos matriculados fica assegurada uma bolsa de estudo conforme previsto no art.10-F, §2º, da Lei Complementar nº 035, de 06.11.2003.
A aprovação no curso,para ingresso na carreira de praça da Polícia Militar, atenderá ao disposto na Legislação Específica da Polícia Militar do Piauí, constituindo requisito indispensável para a nomeação. O candidato matriculado fica sujeito à Contribuição Previdenciária, conforme estabelece o §4º, art. 10-F, da Lei nº 3.808, de 16/07/1981 e,de forma opcional,com o Fundo de Saúde dos Militares, podendo, também, contribuir com outros descontos previstos em Lei.
O policial militar deverá ressarcir ao Erário Estadual o valor percebido a título de bolsa, se,no momento da investidura,não preencher os requisitos necessários ao desempenho do cargo ou pedir exoneração antes de completar dois anos de exercício do cargo.
As provas estão previstas para as seguintes datas:
Soldado
Oficial
Para auxiliar nos estudos, acesse as provas do concurso anterior:
E o edital do Concurso PM PI 2021:
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
Assim como no edital de 2017, o próximo concurso PM PI será organizado pela banca do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE), que tem um nível de exigência considerado mediano, mas que traz sempre algumas surpresas.
Agora que você chegou ao fim do post, é hora de retomar alguns pontos e fazer uma check-list para confirmar se o concurso PM PI é mesmo para você:
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.
Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais. No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.
O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.
Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Acompanhe nossas redes sociais para saber as novidades, ler análises completas, e ter acesso a dicas de estudo para arrasar nas provas.
Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Conte com a gente e bons estudos!
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…