Os locais de provas do Concurso SEAP PA (Concurso do Sistema Penitenciário do Pará) já foram divulgados e poderão ser acessados no site da banca https://www.cetapnet.com.br/informacoes/155/.
As provas estão previstas para o próximo domingo, 14 de novembro.
O concurso SEAP PA está ofertando 1.645 vagas para o cargo de Policial Penal (antigo Agente Penitenciário), sendo 1.646 vagas imediatas + 299 vagas para formação de cadastro reserva, com exigência de nível médio.
O responsável pela organização do concurso é o Centro de Extensão e Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional (CETAP).
Com a promulgação da PEC nº 48/2020, o cargo de Agente Penitenciário tem nova nomenclatura, passando a ser chamado de Policial Penal.
A PEC prevê, ainda, que cabe apenas à Polícia Penal a segurança dos estabelecimentos penais do estado.
Confira quais as principais atribuições da carreira de Policial Penal:
Estão sendo ofertadas 1.945 vagas distribuídas da seguinte forma:
O cargo de Policial Penal exige apenas formação de Nível Médio.
Além da formação de Nível Médio, outros pré-requisitos são exigidos para se candidatar a uma vaga no concurso SEAP PA:
A remuneração inicial para o cargo de Policial Penal é de R$ 2.810,00.
O cargo de Policial Penal tem jornada diária de trabalho em regime de tempo integral, que ocorre por meio de escala de serviço, definida periodicamente por ato do Secretário de Estado de Administração Penitenciária.
O concurso será composto pelas seguintes etapas:
As provas serão compostas pelas seguintes matérias / disciplinas:
A prova discursiva será constituída de uma dissertação entre 20 e 30 linhas, obedecendo os seguintes critérios:
A prova de aptidão física será composta pelas seguintes testes:
A Investigação de antecedentes pessoais consiste na verificação de antecedentes pessoais, na coleta e análise de informações sobre a vida pregressa e atual e a conduta individual e social do candidato. Ou seja, a investigação se dá nos âmbitos social, funcional, civil e criminal, a fim de buscar os elementos que demonstrem possuir idoneidade moral e conduta ilibada, imprescindíveis para o exercício das atribuições inerentes ao cargo.
Documentação exigida:
O curso terá carga horária de 300 horas/aula, na modalidade presencial, em tempo integral, com o mínimo de 8 horas por dia, podendo ser desenvolvido em sábados, domingos e feriados). Incluirá atividades noturnas e participação em eventos extras, afora a carga horária já prevista,como palestras, seminários, simpósios etc, a serem designados pela EAP.
Durante o período do curso, o aluno recebe bolsa mensal, correspondente ao valor do vencimento base dos cargos de Nível Fundamental.
Para acessar as provas e edital anteriores, clique no botão a seguir:
Acesse o edital:
O cargo de Policial Penal é composto por classes e níveis.
A movimentação de classe se dá por meio de progressão horizontal, na qual o servidor passa de uma para outra imediatamente superior a partir de:
O último Concurso SEAP PA foi realizado em 2018 e teve a AOCP como banca organizadora.
Foram ofertadas 202 vagas para cargos de nível superior, 267 vagas para cargos de nível médio e 500 vagas para o cargo de Agente Penitenciário, também com exigência de nível médio, distribuídos da seguinte forma:
Nível Médio
Nível Superior
Na ocasião, houve um total de 39.877 inscritos. Para o cargo de Agente Penitenciário (hoje Polícia Penal) foram 11.939 candidatos. Ou seja, uma média de 23,8 candidatos por vaga.
Agora que você chegou ao fim do post, é hora de retomar alguns pontos e fazer uma checklist para confirmar se o concurso SEAP PA é mesmo para você:
A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.
Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais. No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.
O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.
Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.
Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação)
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
O cérebro humano tem dificuldade de mudar de contexto. Ou seja, se você está estudando uma coisa e de repente muda para outra, ele já perde aproveitamento.
Então, antes de iniciar o período de estudos, tenha em mente qual será sua meta daquele dia.
Qual será o tema dentro de uma disciplina? Quais serão os capítulos lidos? Quais serão os exercícios? Seja o mais específico possível em cada uma dessas respostas. Saiba exatamente onde colocará sua energia naquele momento.
Também é fundamental manter na mente o por quê desse esforço. Ou seja, as razões pelas quais você está encarando esse desafio. Quais são suas metas? Ser aprovado, claro, é a maior delas. Mas o que mais? Ter um bom salário? Comprar uma casa? Viajar o mundo?
Com essas informações na cabeça, seu cérebro dará um contexto a tudo que está sendo feito e erá mais fácil manter o foco e a motivação.
Para evitar as distrações da internet, uma estratégia bem simples e antiga, mas que funciona, é manter uma folha em branco com uma caneta ao seu lado na mesa. Durante os estudos, tudo que vier à mente que você precisa fazer, anote nesse papel. Seja qual for a tarefa, anote. Desde a mais simples (“comprar pão”) até as mais importantes (“marcar médico”).
Assim o seu cérebro faz a leitura de que aquilo já está encaminhado e você ficará mais tranquilo. Quando terminar os estudos, poderá dar atenção ao que estava pendente. Nunca pare os estudos para resolver essas questões.
Evite fazer essas anotações em uma plataforma digital, pois pode acabar funcionando ao contrário, como um atalho para a distração no computador. Prefira fazer à moda antiga, usando papel e caneta mesmo.
Aplicativos podem ser excelentes ferramentas para manter a concentração e foco nos estudos.
Um bom exemplo é o app Forest, que funciona como um jogo no qual seu celular será bloqueado por um tempo pré-determinado. Durante esse período, vão “crescer” árvores na sua floresta. Se você não mexer no celular durante aquele tempo, mais árvores terá no final.
Parece bobo, mas esse pequeno game é divertido e pode estimular os estudos, uma vez que pequenas recompensas funcionam como fator motivacional.
Além disso, é bem divertido. De qualquer maneira, há outros aplicativos bloqueadores de celular ou de acesso à Internet que você pode testar. Busque essas alternativas e teste se esses aplicativos funcionam com você.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos e boa sorte!
O edital do Concurso do Tribunal de Contas de Roraima (Concurso TCE RR) foi lançado,…
O ano de 2025 já está no horizonte dos concurseiros! E não é pra menos!…
Após um longo hiato, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas voltou a colocar o…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade se prepara para lançar um novo concurso…
Para os concurseiros de plantão, o tão aguardado concurso da Polícia Civil de Minas Gerais…