Neste artigo reunimos todas as informações que você precisa: salários, benefícios, lotações, chances de crescimento, conteúdos programáticos, bancas examinadoras, as melhores dicas e muito mais.
Se sua área de atuação é a Odontologia e você sonha com estabilidade e salários atraentes, é hora de deixar as dúvidas e inseguranças de lado e encarar a preparação para um processo seletivo público.
Confira todos os detalhes!
Para ser candidato a um cargo na área é preciso ter diploma de Nível Superior do curso de Odontologia em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, é exigido registro no respectivo Conselho de Classe (com todas as obrigações em dia).
De modo geral, como dentista, o aprovado em concursos de Odontologia pode atuar em diversas especialidades da área (desde que comprove habilitação). Entre as carreiras no serviço público estão:
O trabalho de um dentista no serviço público não é muito diferente da iniciativa privada. Pois, normalmente, suas atividades são desempenhadas em um consultório odontológico convencional. É uma função interna, que costuma não envolver grandes problemas ou riscos, até mesmo em órgãos militares.
As principais atribuições de um dentista na carreira pública são o acompanhamento e a execução de atendimentos, procedimentos e exames odontológicos, de maneira eletiva ou em urgências. Além disso, pode ficar a cargo da elaboração de campanhas, ações e materiais educativos referentes à saúde bucal. No caso de concursos de Odontologia do Exército, Marinha ou Forças Armadas, o aprovado precisará também cumprir deveres militares.
A maior parte dos concursos de Odontologia não tem um plano de carreira definido. No entanto, quem pretende participar das provas de Odontologia para Exército, Marinha ou Forças Armadas, pode contar com boas chances de crescimento profissional e salários bastante altos.
Isso porque na carreira militar você pode avançar cargos – de tenente oficial, por exemplo, para capitão, e depois para outros postos hierárquicos ainda mais altos. Para isso, é preciso muita dedicação, disciplina e, claro, aperfeiçoamento contínuo com os cursos propostos no regimento.
Os salários de dentistas concursados variam bastante, de acordo com o órgão empregador, a especialidade do profissional ou seu tempo de serviço. No entanto, podemos dizer que as remunerações iniciais mensais giram entre R$ 6 e R$ 10 mil. No geral, os benefícios incluem auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, além de bônus e gratificações.
Sobre locais de lotação, tudo vai depender do concurso que você escolher. Em processos seletivos menores, para prefeituras em municípios do interior, por exemplo, os aprovados costumam ser alocados na cidade que abriu o edital. Em concursos de órgãos maiores é mais comum que o aprovado seja alocado em outras cidades e regiões, onde houver demanda.
Quem está esperando por boas oportunidades e remunerações atraentes deve conferir com frequência nossa seção especial com a previsão de concursos de Odontologia para os próximos meses em todo o país. É a chance de começar a se preparar e se destacar da concorrência!
Não é comum que os concursos de Odontologia tenham muitas vagas — o que os tornam muito disputados. Por isso, é preciso investir tempo em um estudo direcionado, focado nas matérias mais cobradas durante as provas específicas.
Além disso, tenha em mente que apenas 10% de seus concorrentes estudam para a prova. Ou seja, mesmo com o número baixo de vagas, é muito fácil se destacar da concorrência.
Uma dica é começar a fazer concursos de Odontologia menos concorridos, para prefeituras do interior. Dessa maneira, você ganha alguma experiência e mais confiança na hora de encarar desafios maiores.
Os concursos de Odontologia, de maneira geral, realizam provas objetivas de múltipla escolha (cinco alternativas, apenas uma correta), de Conhecimentos Gerais e Específicos.
Em Conhecimentos Gerais, as provas são divididas em:
Já em Conhecimentos Específicos, você deve estudar:
Concursos de órgãos militares, por exemplo, exigem também a realização do TAF (Teste de Aptidão Física), com corrida, exercícios de solo e barra (em alguns casos, natação).
Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais. No entanto, de todas as técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.
O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.
Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.
Uma das apostilas mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. Há apostilas direcionadas para os principais concursos do país, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.
Já o Gran Cursos Online, além da excelente qualidade das apostilas, tem um custo benefício que chama a atenção. São mais de 7 mil cursos em sua plataforma de ensino!
O Exponencial tem apostilas para todos os bolsos, com material completo e acessível. É um curso voltado para o aprendizado acelerado, que ainda oferece serviço de coaching 100% especializado.
Igualmente, o Grupo Nova Apostilas é uma das melhores e maiores empresas de apostilas impressas, com selo de excelência no E-bit. Além do material físico, há acesso ao digital. Embora as apostilas em papel não possuam a mesma efetividade do curso pago, essa é uma ótima opção para quem, por questões financeiras, pretende estudar sozinho.
Algumas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos.
Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação)
Livros são excelentes materiais de apoio para concursos de Odontologia, especialmente os que trazem questões comentadas. Para lhe ajudar na escolha, montamos uma lista com as obras que consideramos mais relevantes. Todos nos títulos são da Editora Sanar, que é especialista em obras da área da Saúde.
Saiba quais são:
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Conheça a banca: cada banca tem seu estilo e suas pegadinhas, então, é bem importante saber como a organizadora do seu concurso aplica as provas voltadas para a área da Odontologia. O que solicita? Quais os tipos de perguntas? Conteúdos mais pedidos? Essas informações vão lhe ajudar a nortear da melhor maneira a preparação.
Para saber mais sobre os concursos de Odontologia e ainda outros editais em todo o país, acompanhe também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos e boa sorte!
Foi publicado o tão aguardado edital do concurso público do Ministério Público do Ceará (Concurso…
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará acaba de lançar o…
O edital do Concurso Público da Agência Espacial Brasileira (Concurso AEB) está oficialmente publicado, trazendo…
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lançou um super edital para 2025! O Concurso EMBRAPA…
O Concurso Nacional Unificado (Concurso CNU) é uma das maiores inovações no cenário dos concursos…
Se você está em busca de estabilidade e uma carreira promissora no setor público, a…