Algo como a exploração de uma terra cheia de obstáculos e dificuldades.
Gosto de visualizar que durante esse caminho você poderá contar com amigos para ajudá-lo a lutar contra as dificuldades, e inimigos, que vão fazer de tudo para tirar você do “caminho certo”.
Já que temos uma grande aventura, você desde já precisa encarar um dos seus melhores amigos e um de seus piores inimigos.
Seu melhor amigo: uma boa organização.
Seu pior inimigo: não ter organização ou ter uma péssima organização.
Ao final de sua jornada há um grande tesouro: uma carreira muito legal, com um salário muito bom para o resto de sua vida.
Então, te convido a conhecer seu melhor amigo e juntos refletirmos sobre como organizar melhor seus estudos para concursos públicos.
Vamos lá?
Existem basicamente três elementos que serão decisivos para sua organização: a disciplina, as técnicas e as ferramentas de estudos. Vamos ver cada uma delas com todos os detalhes.
Sim, eu sei, a palavra disciplina é chata!
Ela é feia, irritante e tudo que você tem vontade é pular essa parte.
Também sei que você quer ser livre para usar seu tempo em coisas divertidas e mais legais do que estudar.
Desconheço qualquer um que foi aprovado em concurso público que não tenha o mínimo de disciplina.
Quer saber o motivo?
Não tem como ser aprovado e aprender uma grande quantidade de conteúdo sem abrir mão da “boa vida”.
Eu não estou falando aqui que você deve ser aqueles malucos que abrem mão da vida e passam anos estudando sem nenhum tipo de diversão… esse povo é maluco por natureza, e, estranhamente passam em concursos, pois apesar de doidos, têm muita disciplina.
Só para deixar claro: não é disso que estou falando.
Quero que você aprenda a ter disciplina com prazer, para que ela faça parte de sua rotina de uma maneira natural, e consequentemente, que você crie hábitos saudáveis de estudos.
Na verdade, você já conseguiu ter disciplina em diversas áreas de sua vida.
Você provavelmente toma banho e escova os dentes diariamente, e será que durante essas atividades você se questiona sobre o motivo de ter que estar lá tomando banho e não assistindo Netflix ou fazendo qualquer outra divertida?
Acredito que não, pois elas já se tornaram um hábito. É um hábito automático em sua vida, você faz automaticamente e não questiona.
Mas porque você se irrita tanto com o tempo “perdido” estudando?
Porque ele não virou um hábito.
Fazer do estudo um hábito é a parte mais difícil, uma vez que você consegue vencer esse obstáculo, tudo fica mais fácil.
Todo hábito exige esforço inicial, que aos poucos é automatizado.
Segundo alguns estudos, hábitos simples como tomar água depois do café da manhã demoram 21 dias para serem automatizados, mas, hábitos mais complexos como criar uma rotina de estudo demora em torno de 66 dias.
Então, minha recomendação para você é que ache maneiras de se motivar em dobro durante os primeiros 2 a 3 meses de estudo.
Já que você sabe que existe uma grande chance de desistir nos 3 primeiros meses, vá para guerra com boas ferramentas. Pense numa estratégia para se motivar durante esses 3 meses.
Existem várias técnicas para isso. Vou dar algumas que já fiz e que funcionaram:
Pegue o contra-cheque de alguém que já foi aprovado, ou, visualize o que você fará depois que conseguir passar, como uma viagem, um casamento, um carro novo… durante esses meses use a “higiene mental” para manter a mente focada e a motivação dobrada.
Anote, faça quadro dos sonhos, qualquer uma dessas técnicas que para muitos podem parecer bobagens, mas que acabam sendo responsáveis pela aprovação de vários.
Você verá que com a criação do novo hábito, em poucos meses seu estudo estará automatizado e ele será tão natural quanto tomar banho ou escovar os dentes.
Mas, para criar o novo hábito automatizado por meio da disciplina, você precisará de boas técnicas de organização.
De nada adianta você ter uma boa disciplina se não tiver uma boa técnica de organização.
Você até pode criar um hábito de estudo de forma desorganizada, mas, perderá muito tempo e sua aprovação demorará muito mais.
Tudo que você será é um disciplinado ineficiente e lento, e não é isso que queremos, não é?
O cronograma de estudo é uma versão atualizada da boa e velha “agenda”. O método é muito simples e consiste em você dividir o que vai estudar e revisar durante a semana durante os dias da semana.
É importante que você saiba o tempo que deverá gastar em cada disciplina, por isso recomendo tanto para os cronogramas quanto para os ciclos de estudo a utilização do método PQF, pois ele equilibra o peso da disciplina, a quantidade de conteúdo a estudar e sua facilidade com a disciplina.
Recomendo que você veja nosso artigo sobre Cronograma de Estudos para Concursos para conseguir montar um plano de estudo perfeito para sua rotina e entender melhor sobre o método PQF.
Um dos métodos preferidos dos concurseiros pela flexibilidade e adaptabilidade é o ciclo de estudos.
Mas afinal, o que é o ciclo de estudos?
O ciclo de estudos é um método flexível de estudo que consiste na elaboração de um tempo agrupado de estudo para uma quantidade de disciplinas, esse agrupamento de tempo é chamado de ciclo. O aluno deve estudar o agrupamento todo e ao final de cada ciclo, iniciar o estudo novamente.
O ideal é que você escolha o período do tempo de cada agrupamento em horas e direcione uma quantidade de tempo para cada disciplina dentro do ciclo.
Para você entender melhor, vamos elaborar um pequeno ciclo de estudo. Imagine que você precise estudar Direito Administrativo, Direito Constitucional, Língua Portuguesa e Matemática.
Vamos supor que você decidiu que precisa estudar durante 2 horas direito administrativo e Constitucional e 1 hora Língua Portuguesa e Matemática. Seu ciclo Ficaria com 6 horas:
Você deverá estudar o ciclo completo na ordem que preferir e no tempo que estiver disponível para estudo e, após o final do ciclo, iniciará o próximo.
É um método muito simples, mas, exige um estudo do tempo necessário para cada matéria e uma boa disciplina para estudar o máximo necessário.
Para você entender um pouco melhor o Ciclo de Estudos preparamos um artigo específico sobre Ciclo de Estudos para Concursos.
O método pomodoro é a última moda não somente entre os concurseiros, mas principalmente nas empresas e profissionais liberais que precisam de maior produtividade.
O que é o método pomodoro?
O método pomodoro é um método ou técnica para melhorar a administração do tempo e produtividade. O método consiste em dividir o tempo dedicado à tarefa em 25 minutos, esses 25 minutos são chamados de pomodoro. Após a realização da tarefa em 25 minutos (1 pomodoro) é realizado um pequeno intervalo, que varia de 5 a 30 minutos dependendo da programação utilizada.
O principal objetivo é que você mantenha o foco em apenas uma tarefa e descanse nos pequenos intervalos para aumentar sua produtividade.
É um método simples que vale a pena a tentativa, obviamente, alguns amam e outros odeiam, mas, não custa tentar.
Para você entender melhor o método fizemos um artigo especial sobre o método pomodoro para concursos públicos.
O estudo para concursos exige um bom método de controle, pois a quantidade de informação que você lida é imensa. Você precisará anotar a última aula que parou, páginas de livros e apostilas, resumos, flash cards, a próxima revisão, etc etc.
São muitas coisas que facilmente você esquecerá se não tiver o mínimo de organização.
Algumas pessoas preferem cadernos e agendas físicas para o acompanhamento, outras, como eu, preferem o virtual.
Uma boa planilha simples de Excel que mostre onde está o conteúdo e onde você parou pode ser o suficiente.
Além de anotar onde parou no estudo, você precisará ter um bom controle do material em si.
Você poderá organizar seu material da forma mais simples e fácil de achar em fichários, organizadores, pastas, cadernos, gavetas, armários, etc.
O lugar tanto faz, o importante é que esteja organizado (e anotado) .
É muito importante que quando você comece a estudar esteja livre de distrações, do tipo, ter que se levantar para buscar um material ou um marcador de texto. Por isso, mantenha seu local de estudo limpo e sem distrações, mantendo tudo que você precisa ao seu alcance (livros, dicionários, calculadora, réguas, canetas, etc).
Para não perder muito do seu precioso tempo, não esqueça de anotar e organizar também todo seu conteúdo virtual, seja ele na nuvem, computador ou smartphone.
Existem excelentes ferramentas de controle de produtividade. Aplicativos, planilhas, softwares e até mesmo a boa e velha agenda, use e abuse dessas ferramentas.
Assim como os métodos de estudo, a sua química com a ferramenta depende muito de cada um, uma mesma ferramenta é amada e odiada.
Sugerimos que você as teste e veja quais vão melhorar sua produtividade e disciplina. Você terá que ver o bom e velho custo/benefício.
Se um aplicativo toma mais tempo para utilizar que o resultado desejado, não vale a pena utilizá-lo.
Minha sugestão é que você procure aqueles que sejam rápidos, limpos e sem bugs.
Para ajudá-lo nessa tarefa preparei o artigo: aplicativos para estudar para concursos.
Ter um espaço adequado para estudar pode lhe ajudar a ser mais produtivo. Contudo, não há um fórmula pronta e cada pessoa vai testar e encontrar o modelo que melhor funciona para si, que se encaixa em sua rotina e no qual obtém mais resultados.
Em termos gerais, um local bem iluminado e silencioso é o ideal. A ergonomia também é um fator relevante, pois você vai passar muitas horas sentado. Sendo assim, uma cadeira confortável faz toda a diferença.
Seu material deve estar acessível e procure deixar as distrações longe, como o celular, por exemplo.
Se na sua casa é impossível criar um ambiente propício ao aprendizado, tente uma biblioteca ou um café — muitos deles hoje em dia mantêm espaços para quem precisa trabalhar ou estudar fora de casa.
Nem sempre o que precisa da nossa atenção é exatamente o que queremos fazer, não é mesmo? Por isso, é preciso saber eleger prioridades.
Se puder, anote tudo que deve ser feito em uma sequência crescente de importância e urgência ainda no dia anterior.
Assim, ao começar os estudos, já estará claro o que deve ser feito, sem perda de tempo.
Evite ao máximo pular ou desistir das tarefas. E vá riscando toda meta que estiver completa — esse é um pequeno truque que pode ajudar a gerar motivação.
Tão importante quanto uma sequência sólida de estudos é fazer pausas. Esse breves momentos, que podem ser entre 5 e 15 minutos, vão ajudar seu cérebro e o seu corpo a relaxar.
O descanso é vital para que o conteúdo seja plenamente assimilado e memorizado.
Afinal, você não é uma máquina e funciona muito melhor com doses planejadas de repouso.
Por isso, de tempos em tempos pare o que estiver fazendo e faça alongamentos, caminhe pela casa, estique braços e pernas, tome um banho.
Movimente-se!
Conhecimento sem prática não faz sentido nenhum, é pura perda de tempo.
Então, o que você precisa agora é colocar seu conhecimento em prática, organizando seus estudos da melhor maneira possível.
Se você tiver alguma sugestão de organização, não deixe de falar conosco.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!
Bons estudos!!!
Se você estava esperando pelo concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT…
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares acaba de publicar o aguardado edital do concurso público…
Quem está no aguardo de novidades sobre o concurso da Controladoria Geral do Estado de…
Atenção, concurseiros! Os editais do concurso Polícia Militar de Sergipe (Concurso PM SE) para os…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo publicou edital do Concurso TJ SP…