Muitas pessoas ficam receosas com o limite de idade para concurso público, pois se acham velhas para participar. Mas esse pensamento está equivocado. A idade não é um impedimento para quem sonha em ingressar no serviço público. Ao contrário, pode ser um facilitador, se levarmos em conta a experiência profissional e de vida da pessoa.
Normalmente, a idade mínima para um concurso público é de 18 anos e a máxima gira entre 65 e 70 anos. No entanto, não há qualquer menção a limite de idade para concurso público na Constituição Federal.
As exceções são os concursos das Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária e Bombeiros, para os quais é preciso ter, em geral, entre 18 e 30 anos. Isso porque as carreiras dessas corporações requerem atividades com esforço físico acentuado.
Claro que é preciso ficar atento a alguns detalhes.
Por exemplo: se você está com uma idade avançada, gostaria de ocupar um cargo que exige formação de Nível Superior, mas ainda não começou graduação. É importante, nesse caso, levar em conta o tempo de estudos, que para a maioria dos cursos é entre quatro e seis anos. Sem esquecer que, para alguns concursos é pré-requisito, ainda, ter alguns anos de atuação na área.
Obviamente, essa decisão é muito pessoal. No entanto, acreditamos que sempre vale a pena buscar seus sonhos. Então, se você realmente quer ingressar no serviço público, a idade não será uma barreira.
Não deixe de arriscar por pensar que os mais jovens levarão vantagem. Mesmo que você tenha se graduado há muito tempo e esteja enferrujado na teoria, basta fazer um bom planejamento de estudos ou contratar um curso preparatório para concursos que terá as mesmas chances. A seu favor contam ainda a maturidade e tudo de bom que vem com ela, como a paciência e a experiência profissional.
Para quem é aposentado da iniciativa privada, é legalmente possível prestar um concurso e ocupar uma vaga no serviço público. No entanto, para quem é funcionário público aposentado, a lei não permite o acúmulo de rendimentos (exceto para casos especificados no art 37, XVI, da Constituição Federal).
Uma possibilidade para servidores que querem seguir atuando após a aposentadoria é a chamada reversão (Lei 8.112, art. 25). Neste processo, a pessoa aposentada pode retomar as atividades, mas apenas no mesmo cargo no qual se aposentou.
Esperamos ter respondido suas dúvidas sobre o limite de idade para concurso público. Se ainda tem perguntas, deixe seu comentário que teremos o maior prazer em responder!
Aproveite para acessar também as nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Conteúdo exclusivo com absolutamente tudo sobre o mundo dos concursos.
Conte com a gente na caminhada até a aprovação!
Bons estudos!
O concurso para o Ministério da Saúde (Concurso Ministério da Saúde) está com edital autorizado!…
O concurso público do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Concurso MIDR) está oficialmente…
Foi autorizado o Concurso do Instituto Brasileiro de Museus (Concurso IBRAM), com previsão de edital…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O novo concurso…
Aqui você vai descobrir o ranking atualizado em das melhores apostilas para concursos A escolha…
Concurseiros de plantão, preparem-se! O edital do Concurso da Polícia Militar da Paraíba para Oficiais…
Ver comentarios
Bom dia, na legislação especial do TJ diz que "As atribuições inerentes ao cargo servirão de base de base para o estabelecimento dos requisitos a serem exigidos para inscrição no concurso, inclusive a limitação de idade, que não poderá ser inferior a 18 (dezoito) nem superior a 45 (quarenta e cinco) anos". Já no edital do concurso, diz que o critério para desempate é justamente a idade - "3.1 maior idade dentre os de idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a
Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso);". Fiquei confuso. Tenho 57 anos e agora fiquei sem saber se posso ou não fazer o concurso e se fizer se vou poder ser efetivado.
Tivemos uma instabilidade no servidor. Agora você consegue solicitar ela pelo: https://www.proximosconcursos.com/planilha-definitiva-de-estudos/
BOM DIA SOU APOSENTADO PELO ESTADO SOU FUNCIONARIO PUBLICO HOJE TENHO 67 ANOS MAS ME FORMEI EM ARQUITETURA POSSO FAZER CONCURSO PUBLICO PARA PREFEITURA OU FEDERAL NA FUNÇÃO DE ARQUITETO.
Pode José, mas o limite de idade no serviço público é 75.
Sou aposentada pela iniciativa privada. Tenho 68 anos de idade. Gostaria de saber se eu fosse aprovada em um Concurso Público, como ficaria a minha aposentadoria?
Boa noite
Aposentado por invalidez previdência social perde essa benefício caso faça concurso público federal, municipal ou estadual?
Regra geral não...
Boa noite, quando a minha filha estiver no 9º ano do ensino fundamental, e resolver fazer o vestibular e conseguir passar, ela pode estudar simultaneamente escola e faculdade? Grato Derimar
TENHO 40 ANOS, QUERO FAZER O CONCURSO PARA POLICIA MILITAR DO PIAUI QUE TERA IDADE MAXIMA ATE 30 OU 32 ANOS,CASO EU PASSE POSSO ENTRAR NA JUSTIÇA?
Pode, sempre pode. Mas, o resultado não é garantido.
Vou completar 69 anos em 2020. Posso prestar concurso público na rede estadual para professora ?
Oi, se não houver nenhum impedimento legal na lei estadual pode. Mas, o limite de idade para exercer o cargo é 75.
Sou aposentada pelo estado e fiz concurso pela prefeitura ,passei e assumi ,posso me aposentar também pela prefeitura e apos quantos anos?
no momento tenho 65 anos.
Hoje, se você for do regime geral, pode acumular. Mas... você terá que cumprir os critérios mínimos, que talvez não consiga.
Pergunto se uma pessoa pode tomar posse,considerando que foi bem classificada, num cargo público municipal com idade superior a 55 anos,e não esteja na idade para se aposentar naquele serviço?
Considerando que o edital só especificou a idade mínima.
Clareza na explicação de dúvidas como essas,faz patenteado o objetivo de quem tem experiência, em entender e esmiuçar melhor os deveres que levam a motivação, aos de menos estima que por questões de influência de idade, já não devem mais prestar concursos. Incentivos como esses necessariamente viáveis presta- nos o saber do tira-dúvidas.