As disciplinas de Exatas desde sempre são consideradas difíceis pela maioria das pessoas. Já nos ensinos Fundamental e Médio elas causam arrepios nos estudantes.
E na vida adulta não é diferente! Quando se trata de Matemática para concurso público, então, sabemos que causa dor de cabeça em muitos candidatos.
Mas, como sempre gostamos de salientar aqui, nada é impossível com determinação e muito estudo. E nesse processo, algumas dicas podem ajudar de verdade, tornando o aprendizado mais simples, ágil e até prazeroso.
Saiba mais!
1 – Acredite no seu potencial
É bastante comum a pessoa ter dificuldade em Matemática e simplesmente acreditar que não é capaz ou que odeia a disciplina. Nada disso! Essas barreiras mentais nos afastam dos nossos objetivos e são totalmente sem fundamento.
Com determinação e boa vontade, qualquer pessoa é perfeitamente capaz de conseguir bons resultados em cálculos, fórmulas e equações. Pode até mesmo encontrar prazer no estudo! Não que vá se tornar um expert na área, claro, mas conseguirá aprender o que precisa para se sair bem na prova de Matemática para concurso público.
2 – Saiba qual o conteúdo solicitado
Para não perder tempo com algo que não é relevante e direcionar melhor seus estudos, saiba o quanto antes qual o conteúdo programático da prova. Parece óbvio, mas muita gente não confere com atenção o edital (ou os editais anteriores) do concurso.
Veja quais os tópicos básicos comumente solicitados em Matemática para concurso público:
- Sistema Métrico Decimal.
- Razão.
- Proporção.
- Divisão proporcional.
- Regra de três (simples e composta).
- Porcentagem.
- Equações do 1º Grau e Problemas.
- Equações do 2º Grau e Problemas.
- Produtos notáveis.
- Fatoração algébrica.
- Áreas de figuras planas.
- Noção de Função.
- Progressões Aritmética.
- Progressão Geométrica.
- Juros (simples e compostos).
- Análise combinatória.
- Probabilidade.
3 – Comece pelo básico
Normalmente, a dificuldade das pessoas em Matemática para concurso público está na deficiência dos ensinos Fundamental e Médio. Ou seja, na base do aprendizado. Por isso, conteúdos básicos que não foram bem assimilados precisam ser retomados e fixados. A partir disso, será possível desenvolver o aprendizado.
Soma, subtração, multiplicação e divisão com vários algarismos, equações, regra de três, frações, etc. São tópicos são fundamentais para qualquer exercício ou cálculo. E esses conhecimentos servem ainda para diversas aplicações no dia a dia.
4 – Não use calculadora
Durante a prova de Matemática para concurso público não é permitido o uso de calculadora. Então, é melhor já ir acostumando sua mente. Caso contrário, acabará se atrapalhando ou levando muito mais tempo para concluir os exercícios.
5 – Memorize fórmulas
A memorização é vital para se sair bem em Matemática para concurso público. Isso porque são muitas as fórmulas utilizadas na disciplina e você vai precisar voltar a elas diversas vezes durante a prova. Por isso, reescreva as fórmulas todas as vezes que fizer exercícios para ajudar sua mente a fixar de forma natural o conteúdo.
Confira também nosso post especial com técnicas de memorização. Um apanhado completo que vai lhe ajudar a arrasar na prova de Matemática para concurso público sem sofrimento.
6 – Faça muitos exercícios
A teoria é muito importante para compreender aonde a Matemática pode nos levar. No entanto, somente a prática vai fazer você alcançar um entendimento global da disciplina e internalizar o conteúdo. Então, pratique muito!
Busque as provas anteriores do concurso e refaça centenas de vezes os exercícios. Aproveite para acessar nosso post sobre Como Acelerar sua Aprovação Estudando por Questões, que explica tudo sobre a técnica e como você pode começar a aplicá-la em sua preparação.
7 – Coloque a Matemática em prática
Você já se deu conta de que usamos muito a Matemática no nosso dia a dia? Em tarefas simples, como ir ao mercado, dividir uma conta, preparar uma receita. Em quase tudo utilizamos cálculos e quantidades. Ou seja, os exercícios de Matemática não se limitam às apostilas e simulados, mas também podem ser feitos no cotidiano.
Preste atenção nas situações ao seu redor e comece a associá-las ao que vem estudando.
Afinal, ao aplicar a teoria no seu cotidiano, ficará mais fácil compreender e reter o conteúdo.
8 – Tenha um bom material de apoio
Livros são ótimos materiais de apoio no estudo de Matemática para concurso. Há diversas obras direcionadas justamente para processos seletivos e que podem turbinar seu aprendizado. Algumas boas opções são:
- Matemática Básica – Teoria e Treinamento Prático – Série Concursos Públicos, de Bruno Villar.
- Matemática para Vestibulares e Concursos – Fórmulas e Propriedades, de Jorge Krug.
- Matemática Para Concursos – Série Teoria e Questões, de Flávio Alcântara.
- Matemática Para Concursos – Teorias e Questões, de Paulo Quilelli.
9 – Conheça o estilo da banca
Conhecer o perfil da banca examinadora do concurso é um passo vital na preparação, pois cada instituição tem suas particularidades. Com informações sobre o estilo da prova, modelo de questões e até pegadinhas recorrentes, será possível direcionar melhor seus estudos e eles serão ainda mais efetivos.
Aqui no Próximos Concursos temos uma série completa com perfis das principais bancas examinadoras do país, como FGV, Cesgranrio, Cespe/Cebraspe, Vunesp e muitas outras. Confira!
10 – Invista em um curso preparatório
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
O Gran Cursos Online está muito bem avaliado. De fato, tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Assim, se você quer um curso com bom histórico de aprovação, e a possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, pois conta com um material de qualidade e professores renomados. Ou seja, se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e, além disso, não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é, com efeito, sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente alternativa. Igualmente aos demais cursos, é voltado para o aprendizado acelerado, mas oferece ainda o interessante serviço de coaching 100% especializado.
Quer conhecer outras opções? Confira no link a seguir:
10 dicas para estudar Matemática para concurso público
- Acredite no seu potencial
- Saiba qual o conteúdo solicitado
- Comece pelo básico
- Não use calculadora
- Memorize fórmulas
- Faça muitos exercícios
- Coloque a Matemática em prática
- Tenha um bom material de apoio
- Conheça o estilo da banca
- Invista em um curso preparatório
Mesmo que você não tenha muita afinidade com os números, seguindo essas dicas temos certeza que vai fazer bonito na prova de Matemática para concurso público.
Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com amigos e contatos nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá você encontra ainda muito mais dicas, notícias e manuais para detonar no concurso.
Conte sempre com a gente e bons estudos!
Uma resposta
Amei, está me ajudando muito.