[et_pb_section bb_built=”1″][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
O Ministro atribuiu a decisão ao inchaço da máquina pública e disse que o governo pretende investir na digitalização dos processos e na redução da Burocracia, porém não deu maiores detalhes sobre as medidas que deverão ser adotadas.
Segundo ele, não haverá contratações para substituir os servidores que irão se aposentar nos próximos cinco anos, pois o governo pretende desacelerar as entradas de novos servidores para que não haja demissões.
Vale lembrar que no Projeto da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) entregue ao Congresso Nacional pelo Presidente Jair Bolsonaro em abril desse ano, não há previsão de concursos para o ano de 2020. Esse projeto deverá ser votado pelo Congresso até o dia 17 de julho e poderá ser alterado por decisão do Legislativo.
Mais uma vez, queremos usar nossa experiência de mais de 20 anos em concursos públicos para acalmar os concurseiros que estão se preparando para ingressar na carreira pública e também os que estão iniciando a caminhada nessa jornada.
Claro que será um período mais difícil e de maior espera, porém antes de jogar tudo pro alto e deixar de estudar, é bom lembrar:
Governos anteriores como o da Presidente Dilma, por exemplo, também anunciou a suspensão dos concursos nos anos de 2011 e 2015.
E quer saber o que aconteceu?
Em 2011 vários concursos seguiram seus trâmites normalmente com publicação de novos editais e nomeação de aprovados em concursos anteriores. Podemos citar entre eles o Concurso do Ministério do Meio Ambiente, Abin, Inmetro e Fiocruz.
Em 2015 e 2016 o Ministério do Planejamento mais uma vez suspendeu os concursos públicos, porém vários deles aconteceram. Quer saber alguns deles? Concurso INSS, IBGE e Funai.
Só em 2017 foram publicados mais de 150 editais com mais de 135 mil vagas ofertadas.
O que isso quer dizer?
Que os concursos das esferas estaduais e municipais acontecerão normalmente e continuarão oferecendo milhares de oportunidades. As restrições não afetam concursos de Tribunais, Bancos, Correios, Petrobras, Forças Armadas, Senado, Câmara, Ministério Público e Prefeituras (incluindo áreas de educação e saúde).
Além desses, temos que considerar as situações emergenciais citadas pelo ministro. Ou seja, é de conhecimento de todos a necessidade da realização de concursos para órgãos como o IBGE, por exemplo.
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!
Conte com a gente e bons estudos!!!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…