[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_circle_counter title=”Probabilidade Concurso ” _builder_version=”4.6.6″][/et_pb_circle_counter][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.7.0″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” hover_enabled=”0″ sticky_enabled=”0″]
O Concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Concurso TJ PE) teve seu prazo de validade suspenso devido às medidas de prevenção e combate ao coronavírus. O Desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, suspendeu a contagem do prazo de validade do concurso até o final do estado de calamidade no país.
Em abril de 2019 foi aprovado pela ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco) o Projeto do Tribunal para criação de 216 cargos comissionados que atuarão como Assessores dos Magistrados de Primeiro Grau e Assessores de Gabinete.
O concurso TJ PE realizado em 2017 ofertou vagas de cadastro reserva para Técnico Judiciário e Analista Judiciário em diversas áreas de atuação, além de Oficial de Justiça.
Saiba quais as principais atribuições de cada uma das carreiras.
Técnico Judiciário: desenvolver atividades a fim de fornecer apoio técnico na sua área de atuação, favorecendo o exercício da função judicante pelos magistrados e/ou órgãos julgadores e o exercício das funções necessárias ao adequado funcionamento das áreas do Poder Judiciário. Executar outras atividades da mesma natureza e grau de complexidade.
Analista Judiciário: desenvolver atividades de apoio especializado de natureza administrativa ou jurídica. Na área do Direito, incluem planejamento e supervisão técnica na elaboração de certidões, pareceres, documentos e laudos. Nas áreas administrativas, são atividades de execução qualificada de acordo com a área de atuação.
Oficial de Justiça: executar ordens judiciais e diligências externas relacionadas com a prática de atos de comunicação processual e de execução de decisões, sentenças e acórdãos, além daquelas previstas na legislação processual e decorrentes do cumprimento de decisões administrativas e jurisprudenciais, inclusive avaliação de bens penhorados, nos termos do art. 1.054 c/c o art. 1.023, ambos do Código de Processo Civil. Exercer outras atividades de mesma natureza e grau de complexidade.
Para se candidatar a uma vaga de Técnico Judiciário é preciso ter formação de Nível Médio (Normal/Técnico). Para o cargo de Analista Judiciário é necessária formação de Nível Superior (em diversas áreas). O cargo Oficial de Justiça pede formação de Nível Superior em Direito.
Veja quais foram as áreas de atuação contempladas no último concurso TJ PE.
Técnico Judiciário:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Para todas as áreas e cargos é exigida a apresentação de certificado de conclusão de curso expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e registro no Conselho de Classe correspondente, apresentando certidão negativa de débito com o órgão.
As taxas de inscrição no último concurso TJ PE foram:
Os salários iniciais oferecidos no último concurso TJ PE foram:
Além das gratificações que se somam ao salário-base mensal, os servidores do TJ PE têm direito a auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-saúde.
O candidato aprovado no concurso TJ PE será lotado em um dos 15 polos do órgão de todo o estado de Pernambuco, conforme demanda do tribunal e classificação.
A jornada de trabalho dos servidores do TJ PE é de 30 horas semanais.
O crescimento na carreira no TJ PE ocorre em classes e padrões. São cinco classes (I, II, III, IV e V) e 21 padrões (distribuídos entre as classes conforme tabela que você vê logo abaixo). A movimentação funcional dos servidores é realizada em progressão funcional.
A progressão funcional é a passagem do servidor de um padrão para o seguinte dentro da mesma classe. E do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte. isso acontece em função do preenchimento de uma série de requisitos, como qualificação, tempo de serviço e avaliação de desempenho.
Forma ofertadas, no último concurso TJ PE, 109 vagas, mais cadastro reserva, para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário em diversas áreas de atuação. Deste total, 60 foram para técnicos e 49 para analistas. E 5% foram destinadas a pessoas com deficiência, além de 20% para pessoas negras.
O concurso TJ PE realizado em 2017 contou com 179.548 inscritos para 109 vagas imediatas. Ou seja, uma média de 1.647,22 candidatos por vaga.
Uma média bastante alta!
No entanto, embora os candidatos sempre estejam atrás desse tipo de informação, é bom reforçar que a concorrência real é outra. Ou seja, o número total de inscritos não representa o número de pessoas que vão estar, de fato, na corrida por uma vaga.
isso porque é sabido que apenas entre 8% e 10% dos candidatos estão realmente aptos para a disputa, tendo estudado o suficiente, seguindo o edital e os conteúdos exigidos. Além disso, o índice de abstenção chega, em média, a 30% do total.
Sendo assim, no dia da prova, a concorrência será muito menor.
E lembre-se: para o candidato bem preparado, não há barreiras. Afinal, esse é o verdadeiro diferencial na caminhada até a aprovação.
O concurso TJ PE teve duas etapas para todos os cargos:
A prova objetiva do concurso TJ PE trouxe 50 questões de múltipla escolha (com cinco alternativas e apenas uma correta). Tendo sido divididas em:
Conhecimentos Gerais (comum a todos os cargos)
Conhecimentos Específicos
Confira a tabela abaixo:
A prova discursiva solicitou a redação de um texto entre 20 e 30 linhas.
Para os cargos de Oficial de Justiça, Analista Judiciário das áreas Judiciária e Administrativa e Técnico Judiciário das áreas Judiciária e Administrativa, a discursiva constitui-se de um texto entre 20 e 30 linhas sobre um tema fornecido na hora da prova.
Para os cargos de Técnico Judiciário – Programador de Computador e Suporte Técnico; e Analista Judiciários – Analista de Sistemas e Analista de Suporte, a prova constituiu-se de uma questão discursiva sobre o conteúdo específico do edital.
Para os cargos Analista Judiciário – Assistente Social, Pedagogo, Psicólogo e Contador, a prova constituiu-se de uma questão de estudo de caso, com base no conteúdo específico do edital.
O total de provas discursivas corrigidas correspondeu a 100 vezes o número de vagas de cada cargo/função/polo. A nota mínima exigida foi de 30 pontos (60% do total).
O presidente do TJ PE, Fernando Cerqueira, confirmou a realização do Concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (Concurso TJ PE) para o cargo de Juiz Substituto ainda no ano de 2020. Atualmente o órgão conta com 200 cargos vagos.
A comissão do concurso já está formada e a previsão é de que o próximo passo seja a escolha da banca organizadora.
A remuneração inicial para o cargo de Juiz Substituto é de R$ 30.404,42.
Dentre outros requisitos especificados em edital, será exigido dos candidatos:
O último concurso para Juiz foi realizado no ano de 2014 e teve como banca organizadora a FCC – Fundação Carlos Chagas.
Foram ofertadas 50 vagas imediatas + formação de cadastro reserva.
Os candidatos foram avaliados através das seguintes etapas:
Para auxiliar nos estudos, acesse as provas do concurso anterior.
Para otimizar ou iniciar sua preparação, indicamos a nossa Seção de Dicas para passar em Concurso Público. Nela você encontrará artigos com valiosas dicas para colocá-lo mais próximo da sua aprovação, como por exemplo:
Tenha acesso a outras notícias e artigos. Curta nosso site no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo avança no planejamento para a realização…
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba está se preparando para a realização de…
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP RS) anunciou a organização…
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região publicou edital do concurso público (Concurso TRF5) que…
O Concurso Nacional Unificado (Concurso CNU) é uma das maiores inovações no cenário dos concursos…
Sonhar em fazer parte da Força Aérea Brasileira é, para muitos, uma ambição de carreira…
Ver comentarios
Vocês não tem um manual para esse concurso prestado ?
Seria muito bom da sua parte.
Gostei do site.
Prometo que tentaremos :)
Vocês não tem um manual para esse concurso prestado ?
Seria muito bom da sua parte.
Gozei do site.
apenas 33%? ja tem até banca escolhida , a IBFC. O TJ-PE sairá por esses dias amigo.
Realmente ELias. Obrigado por avisar :). Já alteramos!