[et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”section” _builder_version=”3.22″ bb_built=”1″ _i=”0″ _address=”0″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” _i=”0″ _address=”0.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” _i=”0″ _address=”0.0.0″ custom_padding__hover=”|||”][et_pb_circle_counter title=”Probabilidade do Concurso” number=”55″ _builder_version=”3.11″ _i=”0″ _address=”0.0.0.0″][/et_pb_circle_counter][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” _i=”1″ _address=”0.0.0.1″]
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row admin_label=”row” _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” _i=”1″ _address=”0.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” _i=”0″ _address=”0.1.0″ custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.29.3″ hover_enabled=”0″ _i=”0″ _address=”0.1.0.0″]
A Funarte (Fundação Nacional de Artes) solicitou autorização para a realização de um novo concurso.
A expectativa é de que sejam ofertadas 138 vagas para níveis médio, médio/técnico e superior.
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) foi fundada em 1975 e, desde então, é responsável por desenvolver políticas públicas de fomento à música, artes visuais, dança, teatro e circo, além de da capacitação e produção de artistas, desenvolvimento da pesquisa e preservação da memória brasileira. É vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Para quem quer saber mais sobre o concurso Funarte que está por vir, este artigo é a chave! Todos os detalhes sobre carreiras, salários, requisitos, conteúdo das provas, estilos das possíveis bancas e dicas de estudo.
Confira tudo isso e muito mais!
As carreiras na Funarte são divididas por áreas: Arte e Cultura, Administração e Finanças. Para o próximo concurso da fundação foi solicitada a abertura de vagas nas seguintes carreiras:
Para cargos de Nível Médio, o candidato no concurso Funarte deve apresentar certificado de conclusão de Ensino Médio ou Técnico em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Da mesma forma, para cargos de Nível Superior, deve apresentar certificado de conclusão de Ensino Superior de acordo com a área de atuação do cargo, além do registro (em dia) no Conselho de Classe.
As remunerações atuais na Funarte variam entre R$ 3.877,97 e R$ 5.493,29, já com o valor do auxílio-alimentação.
Os servidores da Funarte têm direito a uma série de benefícios, que inclui auxílio-alimentação, auxílio-transporte e convênio médico.
Os aprovados no concurso Funarte serão lotados na sede da Funarte, localizada no Rio de Janeiro (capital) ou nas demais unidades da fundação em Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.
A jornada de trabalho dos servidores da Funarte é de 40 horas semanais (8 horas diárias).
A progressão de carreira dos servidores da Funarte é composta por classes e padrões, tanto para cargos de Nível Médio quanto para cargos de Nível superior. São quatro classes (A, B, C e Especial) e até cinco padrões (I, II, III, IV e V).
O crescimento se dá por progressão funcional horizontal, que consiste na mudança do servidor da referência em que se encontra para a imediatamente superior considerando o tempo mínimo em cada classe ou padrão (12 ou 18 meses) e o preenchimento de requisitos que o qualifiquem para tanto (como avaliação de desempenho).
A Funarte solicitou, em seu pedido de abertura de concurso, o preenchimento de 138 vagas — 104 para Nível Médio e 34 para Nível Superior. As vagas estão distribuídas conforme tabela abaixo:
O último concurso Funarte foi realizado em 2014, quando ofereceu 50 vagas — 22 para Nível Médio e 28 para nível Superior — com um total de 8.966 inscritos.
Ou seja, uma média de 179,32 candidatos por vaga.
No entanto, é importante ressaltar que os índices da concorrência não devem ser levados ao pé da letra. Isso porque não representam a concorrência real, que é o volume de pessoas que estão, de fato, na corrida por uma vaga.
Apenas cerca de 10% dos inscritos em um concurso público estão realmente preparados, tendo estudado com tempo e determinação suficientes, focados no edital em questão. Além disso, há que se considerar o índice de abstenção, que varia bastante, mas quase sempre fica próximo de 30% do total.
A prova escrita objetiva para Nível Médio composta de 50 questões de múltipla escolha (cinco alternativas e apenas uma correta), nas seguintes disciplinas:
Já para Nível Superior, a prova foi composta de 70 questões, também de múltipla escolha, nas seguintes disciplinas:
Interpretação e compreensão de texto. Gêneros e tipos textuais: características distintivas. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Estrutura e formação de palavras. Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos. Classes de palavras e seu emprego textual. Estrutura sintática da frase e do período. Reescritura de frases: operações de substituição, deslocamento e alteração. Concordância, regência e colocação. Pontuação. Variação linguística.
Conjuntos. Conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais). Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). Razões, proporções, porcentagem. Juros. Progressões aritméticas e geométricas. Probabilidade. Análise combinatória. Medidas e sistemas de medidas. Matrizes e determinantes. Equações de 1º e 2º graus. Sistemas de equações de 1º e 2º graus. Inequações. Polinômios. Geometria plana: ponto, reta, plano; ângulos; semelhança; relações métricas em figuras planas; perímetros e áreas. Geometria espacial: relações métricas e volumes dos principais sólidos. Trigonometria. Funções. Gráficos e tabelas: interpretação.
Interpretação e compreensão de texto. Gêneros e tipos textuais: características distintivas. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. Estrutura e formação de palavras. Semântica: antônimos, sinônimos, homônimos, parônimos, hiperônimos. Classes de palavras e seu emprego textual. Estrutura sintática da frase e do período. Reescritura de frases: operações de substituição, deslocamento e alteração. Concordância, regência e colocação. Pontuação. Variação linguística. Funções de linguagem. Noções de redação oficial: características básicas da redação oficial. Tipos e padrões da redação oficial: ofício, aviso, memorando, exposição de motivos, parecer, mensagem, telegrama, fax, correio eletrônico. Elementos de norma culta na redação oficial.
Constituição. Conceito, classificação, princípios fundamentais. Direito e garantias fundamentais. Direitos e deveres individuais e coletivos, direitos sociais, nacionalidade, cidadania, direitos políticos, partidos políticos. Organização político-administrativa. União, Estado, Distrito Federal, municípios e territórios. Administração Pública. Disposições gerais, servidores públicos. Educação, cultura e desporto.
Governo, Estado e Administração Pública. Conceito de Estado. Governo. Organização do Estado. Conceito, natureza e finalidade da Administração Pública. Organização administrativa do Estado brasileiro. Administração Pública direta. Administração Pública indireta. Princípios básicos da administração. Organização do Poder Executivo Federal no setor cultural. Estruturas organizacionais do MinC e da Funarte. Missões e finalidades dos órgãos. Políticas e diretrizes. Servidor público. Direitos e deveres do servidor. Crimes contra a Administração Pública. Ética no serviço público. Lei de Acesso à Informação, nº 12.527/2011. 8. Lei de Conflito de Interesses, nº 12.813/2013. Lei do Direito Autoral, nºs 9610/1998, 12.853/2013. Normas para licitação e contratos da Administração Pública, Lei nº 8666/1993. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, Lei nº 8112/1990.
O próximo concurso Funarte não terá vagas para cargos que exigem prova prática. Porém, o concurso anterior ofereceu oportunidades para profissionais das Artes Cênicas como instrutores circenses.
A prova prática para esses cargos foi aplicada no Rio de Janeiro.
Na avaliação, foram considerados quatro grupos de modalidades circenses: Equilíbrios, Acrobacias, Acrobacias Aéreas e Malabarismos. O candidato deveria escolher três deles, selecionando uma técnica de cada grupo conforme a lista a seguir:
Na execução, foram considerados: cuidados com a segurança, arranjo didático e sequencial do conteúdo, conhecimento das técnicas circenses, habilidade no uso de equipamentos e aparelhos, adequação da aula ao nível técnico dos alunos, capacidade de comunicação, criatividade e dinâmica da aula.
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
O último concurso Funarte, realizado em 2014, foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Para saber mais sobre ela e outras importantes bancas examinadoras de todo o país, clique no nome da instituição e acesse a análise completa:
A preparação é a parte mais importante da jornada até a aprovação em um concurso público. É preciso ter em mente que são horas e mais horas de estudos, leituras, exercícios e revisão. Para obter bons resultados, só com muita disciplina e foco.
O primeiro passo, é obter todas as informações sobre o concurso (prazos, disciplinas pedidas, banca examinadora, etc) lendo com muita atenção o edital. Depois, é fundamental planejar seus estudos da forma que melhor funcione com você.
Para lhe ajudar nesse caminho, temos o post como montar um cronograma de estudos perfeito para sua rotina.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.
É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:
Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.
Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.
Para saber se você tem mesmo o perfil do candidato para o concurso Funarte, faça uma rápida checklist:
Se você está aguardando o concurso Funarte, é melhor ir se preparando. em breve deve haver novidades e é melhor estar com os estudos em dia.
Para saber mais sobre o mundo dos concursos e conhecer dicas de estudo de arrasar, acesse também nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Conte com a gente e bons estudos!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Foi publicado o tão aguardado edital do concurso público do Ministério Público do Ceará (Concurso…
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará acaba de lançar o…
O edital do Concurso Público da Agência Espacial Brasileira (Concurso AEB) está oficialmente publicado, trazendo…
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária lançou um super edital para 2025! O Concurso EMBRAPA…
O Concurso Nacional Unificado (Concurso CNU) é uma das maiores inovações no cenário dos concursos…
Se você está em busca de estabilidade e uma carreira promissora no setor público, a…