[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
O edital do concurso EPCAR 2019 já saiu! As inscrições foram encerradas no dia 23 de abril.
As provas estão previstas para o dia 07 julho, pela manhã.
Saiba todos os detalhes neste post!
Conheça os detalhes das provas escritas e das demais etapas do Exame de Admissão do concurso EPCAR 2019.
Língua Portuguesa (10 pontos)
Língua Inglesa (10 pontos)
Matemática (10 pontos)
Haverá também prova de redação, com tema relacionado à disciplina de Atualidades. A redação deverá conter, no mínimo, 100 palavras. Nela, os candidatos serão avaliados em termos de expressão em Língua Portuguesa, conteúdo e estrutura textual.
A redação tem pontuação mínima de 5 pontos e máxima de 10 pontos. Serão corrigidos os textos dos classificados até a 960ª posição e 120ª posição, para candidatos do sexo masculino e feminino, respectivamente.
Gabaritos anteriores EPCAR Provas anteriores EPCAR
As provas escritas (objetivas e redação) terão duração máxima de 5h20 e serão aplicadas nas seguintes cidades, onde estão localizadas as Organizações Militares de Apoio:
Depois de aprovados na primeira fase, os candidatos serão convocados para a próxima etapa, que é constituída de Inspeção de Saúde (INSPSAU)
A INSPSAU avaliará as condições de saúde dos candidatos, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, definidos em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir patologia ou característica incapacitante para o Serviço Militar nem para as atividades previstas.
Os candidatos serão avaliados nas áreas de personalidade, aptidão e interesse, conforme o padrão seletivo estabelecido para a função que irão exercer. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis ao perfil ideal para o desempenho do cargo são:
a) Personalidade: adequação a normas e padrões; equilíbrio emocional; cooperação/relacionamento interpessoal; planejamento e organização; responsabilidade; resistência à frustração.
b) Aptidão: raciocínio lógico.
c) Interesse: demonstração ou expressão de gosto.
Confira quais os índices mínimos para cada exercícios de acordo com o gênero:
Para homens
Flexão de Extensão dos Músculos Superiores com apoio de frente sobre o solo: 21 repetições
Flexão do tronco sobre as coxas: 38 repetições
Corrida 12 minutos: 2050 metros
Para mulheres
Flexão de Extensão dos Músculos Superiores com apoio de frente sobre o solo: 13 repetições
Flexão do tronco sobre as coxas: 30 repetições
Corrida 12 minutos: 1650 metros
Essa etapa do concurso EPCAR costuma causar confusão em muitas pessoas. Por isso, é preciso esclarecer que se trata de uma fase específica para os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos.
Conforme o previsto na Lei nº 12.990, de 9 de junho de 2014, os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas devem ser convocados, desde que aprovados nas etapas anteriores, para verificação da veracidade de sua declaração.
A verificação é realizada pela Comissão de Heteroidentificação Complementar (CHC) da EPCAR, que considera para a identificação por terceiros da condição autodeclarada. Ou seja, é utilizado exclusivamente o critério fenotípico (pele mais escura) para aferição da condição declarada pelo candidato no momento da inscrição.
Os candidatos aprovados em todas essas etapas serão então convocados para a validação documental. E, se aprovados também nesta etapa, estarão aptos a fazer a matrícula no Curso de Formação, de acordo com o número de vagas disponíveis no edital.
A validação documental é realizada por meio da análise e conferência da documentação prevista para matrícula no curso, quando deverão ser apresentados os originais de todos os documentos e entregues quatro cópias simples de cada um deles. A documentação somente será apresentada pelo candidato aprovado em todas as etapas anteriores e convocado para a Concentração Final.
As médias mínimas nos anos anteriores do concurso EPCAR foram as seguintes:
2018
1º colocado: 9,3813
180º colocado: 7,2875
2017
1º colocado: 9,0250
180º colocado:7,3688
2016
1º colocado: 9,2125
180º colocado: 7,3188
Como todas as provas têm 16 questões, 75% de uma prova representam 12 questões.
Ou seja, acertando 12 ou 13 questões é praticamente certo que o candidato seja aprovado.
Confira os tópicos solicitados em cada uma das disciplinas da prova objetiva escrita no concurso EPCAR 2019:
A banca organizadora do concurso EPCAR é a Divisão de Admissão de Seleção da própria escola, como é costume nas seleções das Forças Armadas.
De qualquer maneira, as provas da EPCAR costumam ter um grau de dificuldade alto, especialmente a de Língua Portuguesa, que traz muitos textos para interpretação.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.
Veja algumas opções realmente boas:
Clique aqui para conhecer o Exponencial Concursos
Para acompanhar as novidades sobre as provas do concurso EPCAR 2019, acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Conte com a gente!
Bons estudos!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
É hora de ficar atento ao novo concurso do MPU! A Fundação Getulio Vargas (FGV)…
O edital do Concurso do Tribunal de Contas de Roraima (Concurso TCE RR) foi lançado,…
O Banco do Brasil pode estar preparando um novo concurso público! No último dia 24…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…
O ano de 2025 já está no horizonte dos concurseiros! E não é pra menos!…
Após um longo hiato, a Defensoria Pública do Estado de Alagoas voltou a colocar o…