[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.0.47″][et_pb_row _builder_version=”3.0.48″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.0.47″ parallax=”off” parallax_method=”on”][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
Por isso, neste artigo reunimos todas as informações sobre o conteúdo, estilo da banca, modelo de questão, pesos e critérios de avaliação.
Confira e turbine já seus estudos!
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″ background_color=”#97bc50″ border_radii=”|0px|20px|0px|20px” text_orientation=”center” background_layout=”dark” animation_style=”fade”]
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
Saiba como são compostas as provas do concurso IBGE:
Para os cargos de Analista e Tecnologista foram aplicadas provas objetivas para todas as áreas.
Além disso, houve prova discursiva para o cargo de Analista – Conhecimento de Análise/Desenvolvimento de Sistemas e prova prática para o cargo de Analista – Design Instrucional e cargo de Tecnologista – Programação Visual/Webdesign.
A prova objetiva de Conhecimentos Básicos abordou tópicos das seguintes disciplinas:
A prova de Conhecimentos Básicos para o cargo de Técnico versou sobre as seguintes disciplinas:
Confira abaixo a nota de corte mais alta de cada área do cargo de Analista:
Para o cargo de Técnico, a nota de corte mais alta para o cargo de Técnico, foi 58 pontos.
A prova objetiva do último concurso IBGE foi composta por questões de múltipla escolha, numeradas sequencialmente, com cinco alternativas e apenas uma resposta correta. Cada questão valia um ponto, sendo 60 pontos a pontuação máxima.
Confira o número de questões para cada disciplina em cada cargo no último concurso IBGE
A prova discursiva foi aplicada apenas para cargos de Nível Superior (Analista e Tecnologista). Foi constituída de três questões sobre o conteúdo de Conhecimentos Específicos, conforme especificado no edital, adequado às atribuições do cargo/área de conhecimento.
Cada questão da prova discursiva valia 20 pontos, sendo 60 pontos a pontuação máxima.
Na avaliação da prova discursiva, foi considerado o acerto das respostas dadas, o grau de conhecimento do tema demonstrado pelo candidato e a fluência e a coerência da exposição.
A nota poderia ser prejudicada em casos de abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentadas na prova.
A prova poderia, ainda, ser zerada mediante os seguintes erros:
A prova prática, valendo 70 pontos, foi aplicada apenas para os cargos de Analista na área de Conhecimento de Design Instrucional e de Tecnologista na área de Conhecimento de Programação Visual/Webdesign. E somente aos candidatos aprovados e classificados na prova objetiva
A prova prática para o cargo de Tecnologista na área de Conhecimento de Programação Visual/Webdesign, utilizou a plataforma PC com os programas Adobe Photoshop CS6, Adobe Dreamweaver CS6 e Adobe Illustrator CS6.
Para o candidato foi solicitada a execução de um projeto de website responsivo e crossbrowser em HTML 5, com até três páginas: apresentação, formulário e exibição de uma tabela (todos de acordo com requisitos detalhados em edital).
A prova prática para o cargo de Analista na área de Conhecimento de Design Instrucional também utilizou a plataforma PC com os programas do pacote básico do Microsoft Office ou do Libre Office.
Ao candidato foi solicitada, a partir de um contexto e um conteúdo fornecidos, a elaboração de um projeto de solução educacional (de acordo com o detalhamento especificado em edital).
Os critérios para correção e avaliação para o cargo de Tecnologista envolveram a análise do desempenho do candidato nos seguintes aspectos: responsividade, funcionamento correto do código em Javascript, inserção de fotos na resolução adequada, criação de estilos, sintaxe e semântica correta do HTML 5 de acordo com as recomendações do W3C Brasil, organização e disposição de informações, navegação coerente, layout, acessibilidade, usabilidade, entre outros.
Os critérios para correção e avaliação da prova prática para o cargo de Analista envolveram a análise do desempenho do candidato nos seguintes aspectos: conhecimentos técnicos de Design Instrucional, identificação do público-alvo, adequação da mídia ao público-alvo, definição e estruturação do conteúdo e da avaliação de aprendizagem, clareza na comunicação e criatividade.
O candidato que obteve menos de 50% do total de pontos da prova era eliminado.
Clique no link abaixo para acessar o material completo:
Provas anteriores concurso IBGE
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
A banca organizadora do último concurso IBGE, em 2015, foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é considerada uma das mais difíceis do país, com um alto grau de exigência em todas as disciplinas. Entre os processos seletivos organizados pela FGV estão os da Polícia Civil de vários estados, do Senado Federal, Forças Armadas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No entanto, ainda não se sabe qual será a organizadora do próximo concurso do IBGE.
Confira os artigos que preparamos com a análise das principais bancas do país:
[/et_pb_text][et_pb_button button_url=”https://www.proximosconcursos.com/?p=24952&preview=true” url_new_window=”on” button_text=”Saiba tudo sobre o concurso do IBGE. Clique aqui!” button_alignment=”center” _builder_version=”3.17.6″][/et_pb_button][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório. Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!
Uma das mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. A apostila do Estratégia é direcionada para o concurso IBGE, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.
Outras ótimas opções sã o Gran Cursos Online e o Exponencial, ambos também com material vasto para download, totalmente direcionado para o concurso IBGE.
Muitas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos. Pode ser um desafio ainda maior, mas é possível ser aprovado estudando por apostilas!
Confira também nosso post completo sobre as melhores apostilas para concursos.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação.
O Estratégia Concursos tem ótimos índices de aprovação nos principais concursos do país, conta com um material de qualidade e professores renomados. Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
Dentre muitos outros cursos, o Estratégia oferece um específico para o Concurso IBGE. Veja:
Curso Estratégia concurso IBGE
O Gran Cursos Online também está muito bem avaliado. Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha. Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
Conta também com um curso específico para o Concurso IBGE:
Ainda tem dúvidas? Aproveite para conferir nosso ranking completo com os melhores cursos preparatórios para concursos.
[/et_pb_text][et_pb_cta title=”Melhores cursos preparatórios para concursos” button_url=”https://www.proximosconcursos.com/melhores-cursos-preparatorios-para-concursos/” url_new_window=”on” button_text=”Clique aqui” _builder_version=”3.17.6″][/et_pb_cta][et_pb_text _builder_version=”3.17.6″]
Agora que você já conhece tudo sobre as provas do concurso IBGE, que tal ficar por dentro também das melhores dicas de estudo?
Navegue pelo site e acesse também nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá você encontra muitas dicas e informações de qualidade.
Conte com a gente na caminhada até a aprovação!
Bons estudos!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
A Secretaria de Educação do Município de Recife oficializou o Instituto AOCP como banca organizadora…
Para os concurseiros que têm acompanhado nossa série sobre as principais bancas examinadoras do Brasil,…
Se você está se preparando para um concurso público, entender o estilo e as peculiaridades…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Com o ano chegando ao fim, cresce a expectativa sobre um novo concurso Banco do…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O concurso do…