Concurso público é uma das principais portas de entrada para a residência médica em todo o país.
Assim, é preciso estar bem preparado para fazer as provas do SUS.
No entanto, o serviço público oferece ainda muitas outras vagas para várias funções, tanto na área da Saúde quanto em áreas de apoio, em níveis Fundamental, Médio e Superior.
Quer saber todos os detalhes das provas do SUS para começar já a sua preparação? Neste post você descobre!
Confira já!
Criado pela Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a todo brasileiro o acesso integral, universal e gratuito à saúde.
É considerado um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo, realizando cerca de 3 bilhões de atendimentos por ano (simples e de alta complexidade).
De maneira geral, as provas do SUS para cargos de Nível Fundamental e Nível Médio/Técnico são objetivas de Conhecimentos Básicos ou Específicos.
Concursos para cargos de Nível Superior podem exigir provas dissertativas e avaliação de títulos.
As provas do SUS, em geral, trazem questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas (uma correta), e também questões discursivas.
Para a residência médica é solicitada apenas a prova de conhecimentos específicos na área escolhida pelo candidato.
Já para as demais funções, podem ser solicitados solicitados conhecimentos básicos em Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, além de conhecimentos específicos sobre a área de atuação de cada cargo.
Em provas de todos os níveis de escolaridade e para todas as funções uma constante é a Legislação do SUS, que é considerada uma disciplina difícil por causa da vasta teoria.
Nessa matéria os tópicos mais solicitados são: princípios do SUS. Lei orgânica (Lei 8.080 de 1990). Lei para a Participação da Comunidade e as Transferências de Recursos Financeiros (Lei 8.142 de 28 de dezembro de 1990). Pacto pela Saúde 2006. Decreto 7.508 de 28 de Junho de 2011.
Importante: para candidatos de Nível Superior, em todas as áreas e funções, além da prova objetiva há a avaliação de títulos.
“>Provas anteriores Concurso SUS
A legislação do SUS é um conjunto de diretrizes e leis que norteiam as formas de atendimento e atenção no Sistema Único de Saúde. Deste documento constam, ainda, os propósitos, a estrutura de ação, a forma de organização e condutas.
Confira os tópicos da legislação do SS mais solicitados em provas de concursos:
É importante atentar aos artigos 196, 197, 198, 199 e 200 da Constituição Federal de 1988.
Nestes trecho se encontra o texto que se refere à obrigação do Estado em prover o acesso às ações e serviços de saúde, a forma como o sistema deve ser organizado, suas diretrizes, a participação complementar da rede privada e algumas das atribuições do SUS.
Assim, esse é um tópico que certamente será cobrado de alguma maneira nas provas de concurso do SUS.
A lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, também conhecida como Lei Orgânica da Saúde, trata das condições de promoção, proteção e recuperação da saúde, além da organização e do funcionamento dos serviços.
“A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.” (Lei 8080, Art. 2º)
Essa lei determina que todos os cidadãos têm direito à saúde, por isso, o Sistema Único de Saúde é universal e, para seu pleno funcionamento, o Estado deve desenvolver, formular e executar políticas econômicas e sociais.
A lei 8.080 relaciona, ainda, os fatores determinantes e condicionantes da Saúde, como educação, moradia, saneamento, lazer, transporte, entre outros. De maneira geral, a saúde é entendida não como a ausência de doença, mas como uma série de fatores que, juntos, promovem o bem-estar da pessoa.
Lei 8.142/1990
Essa lei foi criada praticamente como um adendo da lei 8.080, em 28 de dezembro de 1990, e trata da Participação da Comunidade e as Transferências de Recursos Financeiros para os entes Federados.
Assim, cada esfera governamental deve contar Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde, que são instâncias colegiadas de participação da comunidade.
Conselho de Saúde é o órgão que fiscaliza a implementação e uso dos recursos de forma geral. Já as Conferências de Saúde são responsáveis pela formulação de novas propostas para o SUS e são realizadas a cada quatro anos.
A lei 8.142 trata, ainda, do financiamento do SUS, da transferência regular e automática de recursos do governo federal para estados e municípios.
Pacto pela Saúde (2006)
O Pacto pela Saúde (2006) é uma proposta de organização do sistema, com gestão compartilhada e solidária, considerando as diferenças regionais e a organização de regiões sanitárias. Isso para garantir um atendimento integral de qualidade a todos.
O pacto promove mecanismos de co-gestão e planejamento regional, fortalece o controle social, e tem com uma proposta de cooperação técnica entre os gestores. Estabelece uma lógica realmente de cooperação, com Financiamento Tripartite estimulado a partir de critérios de Equidade, ou seja, considerando diferenças regionais dentro do nosso grande País para que seja feita a transferência de recursos financeiros.
O Pacto pela Saúde tem duas legislações fundamentais:
Portaria 399 de 22 de Fevereiro de 2006, que organiza o pacto pela nas suas três dimensões:
Portaria 699 de 30 de Março de 2006, que regulamenta as diretrizes operacionais do pacto pela vida e do pacto de gestão, orienta a implementação e institui o termo de compromisso de gestão.
Decreto 7.508/2011
O decreto 7.508 de 28 de junho de 2011 traz novos termos à lei 8.080 e busca fortalecer os já existentes. Dispõe sobre:
Princípios do SUS
Os princípios do SUS também são muito solicitados pelas bancas organizadoras de concursos. Eles são organizamos por:
Princípios Doutrinários (ou ideológicos)
Princípios da Universalidade, Integralidade e Equidade que são a base do Sistema Único de Saúde.
Princípios Organizacionais
Princípios de Descentralização, Regionalização e Hierarquização.
Há também o controle social, que é um princípio do SUS que diz respeito à participação da comunidade na formulação das políticas e na sua fiscalização e implementação. Contudo, não há consenso sobre o controle social pertencer aos princípio doutrinários ou organizacionais.
Um dos passos mais importantes para o candidato durante a preparação é conhecer o perfil da banca examinadora. Isso porque não são todas iguais e cada uma tem suas particularidades. Estando por dentro do estilo da banca responsável pela prova do concurso que você vai participar é possível direcionar melhor seus estudos e torná-los mais efetivos.
Aproveite para conferir as análises completas que fizemos das mais importantes instituições do país. Clique no nome de cada uma e saiba mais:
A preparação para um concurso costuma, de fato, ser exaustiva. Mas para facilitar um pouco a sua vida, há técnicas que potencializam o aprendizado e, assim, podem agilizar a aprovação.
Entre as técnicas conhecidas estão a pomodoro e a de ciclo de estudos. Além disso, você pode estudar com flash cards ou mapas mentais. No entanto, de todas a técnicas, a mais utilizada pelos concurseiros é, com certeza, a de estudo por questões.
O estudo por questões ajuda a reter a informações e revisar a matéria, tornando o processo de memorização do conteúdo mais simples e efetivo. Alguns cursos preparatórios oferecem material com questões comentadas pelos professores, o que facilita ainda mais.
Contudo, ressaltamos que o ideal é experimentar cada uma das técnicas e ver com qual você se adapta melhor. Por isso, confira também nosso post com as 16 melhores técnicas e métodos de estudos para concursos públicos.
E se você está em busca de dicas que lhe ajudem a manter a energia em alta no período de preparação, não deixe de acessar nosso post com as 5 melhores técnicas de motivação.
Há pessoas que obtêm ótimos resultados estudando sozinhas, outras precisam de ajuda e investem em um curso preparatório.
Se você optou por um voo solo, saiba que as apostilas serão suas melhores amigas. Por isso, é fundamental saber quais as mais conceituadas disponíveis no mercado. Se forem específicas para o concurso pretendido, tanto melhor!
Uma das apostilas mais completas é do Estratégia Concursos, que é também um dos melhores cursos do país. Há apostilas direcionadas para os principais concursos do país, com todos os conteúdos solicitados em todas as disciplinas.
Já o Gran Cursos Online, além da excelente qualidade das apostilas, tem um custo benefício que chama a atenção. São mais de 7 mil cursos em sua plataforma de ensino!
O Exponencial tem apostilas para todos os bolsos, com material completo e acessível. É um curso voltado para o aprendizado acelerado, que ainda oferece serviço de coaching 100% especializado.
Igualmente, o Grupo Nova Apostilas é uma das melhores e maiores empresas de apostilas impressas, com selo de excelência no E-bit. Além do material físico, há acesso ao digital. Embora as apostilas em papel não possuam a mesma efetividade do curso pago, essa é uma ótima opção para quem, por questões financeiras, pretende estudar sozinho.
Algumas pessoas acreditam que estudar por apostila não é tão efetivo, mas as que indicamos aqui são realmente boas. No entanto, claro, tudo vai depender do quanto você se dedicar aos estudos.
Para saber mais, confira a análise completa que fizemos no post 21 Melhores Apostilas para Concursos Públicos (para Garantir a Aprovação)
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Ficou com vontade de fazer as provas do SUS? Aproveite e comece já a estudar!
Quanto antes você der início à preparação, melhor! E com nossas dicas e orientações, temos certeza de que o aprendizado será mais simples e prazeroso.
Nós estamos aqui para lhe ajudar na caminhada até a aprovação!
Então, já sabe: não deixe de conferir tudo nas nossas redes sociais:Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
Bons estudos!
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…