Bem, podemos dizer que não há fórmula mágica, não é mesmo?
Um número cabalístico que vá fazer você passar nas provas sem qualquer esforço.
Entretanto, é possível montar um cronograma mais assertivo para o uso do método, que é um dos mais famosos entre os concurseiros.
E, com razão, pois é uma técnica que realmente faz diferença na preparação.
Quer saber mais sobre questões de concursos e agilizar a sua aprovação em concurso público?
só seguir neste post que vai ficar por dentro do assunto e, com certeza, melhorar a sua performance rumo a tão sonhada vaga no serviço público.
Antes de se falar sobre o número de questões de concursos por dia, é importante entender a razão de utilizar esse método.
Ou seja, o concurseiro deve ter claro os motivos de resolver questões de concursos e como isso impacta na sua preparação.
Pode-se destacar, basicamente, três situações em que o métodos é uma ótima ferramentas.
Veja quais são:
Quando você começa capítulo novo de um livro/apostila ou assiste uma nova videoaula com um conteúdo que nunca viu antes, você precisa compreender o que acabou de ler e ouvir.
Como se sabe, a prática é a melhor maneira de gravar qualquer nova informação.
Assim, as questões de concursos aparecem como aliadas na assimilação desse novo conteúdo. Por isso, é importante estudar com a ajuda de provas de concursos anteriores: para compreender melhor e consolidar o seu aprendizado.
Em um segundo momento, em uma fase mais avançada, você vai rever conteúdos a partir de questões de concursos.
É fundamental ter, na sua preparação, o momento em que usa esses materiais de editais anteriores para revisar as disciplinas e seus principais tópicos.
A terceira situação é quando você usa as questões de concursos como em um simulado, para analisar a quantas anda sua preparação e compreensão do conteúdo.
Ou seja, se está sendo efetiva e você consegue responder corretamente às questões, ou se precisa ajustar os estudos.
Com essa avaliação, será possível direcionar melhor o aprendizado, reorganizando o cronograma para dar mais atenção aos conteúdos em que ainda sente dificuldade e diminuir o tempo dedicado ao que já está bem consolidado.
Contudo, é possível criar alguns padrões de tempo dedicado ao método que funcionam bem.
E, a partir deles, você pode ajustar o cronograma conforme suas necessidades.
Siga com a leitura que você vai entender melhor e poderá começar a aplicar já a técnica na sua preparação.
Se você é novato no mundo dos concursos, está começando a se preparar para seu primeiro edital, comprou um curso preparatório, mas nunca teve acesso a nenhum dos conteúdos antes, uma medida boa seria:
O que é importante você entender a partir dessa sugestão de estudos? Que se você é iniciante, deve colocar mais tempo no aprendizado da teoria que você nunca viu antes. E tempos menores, mas muito parecidos, para compreensão e revisão.
Agora, se você já participou de um ou dois editais, tendo lido já algumas apostilas e feito ao menos um curso, você já não é mais um concurseiro iniciante, mas, sim, intermediário. Nesse caso, uma medida boa seria:
E se você já viu mais de uma vez um curso inteiro, apostilas diversas e participou de vários editais, estando muito próximo da sonhada vaga, você é um concurseiro avançado. E para você há uma inversão dos tempos. Assim, o melhor seria:
De qualquer maneira, esses tempos são apenas sugestões e devem ser ajustados conforme suas possibilidades e necessidades.
Não é preciso levá-los ao pé da letra e ficar louco se passar um minuto do que está previsto.
Isso para quem está utilizando a técnica para compreensão do conteúdo.
É justo salientar que, nesse momento, o mais importante é ler e pensar a respeito do que foi lido, para avaliar se realmente entendeu o conteúdo, e não, necessariamente, acertar a questão.
Portanto, se errar várias, não fique frustrado.
Você está só no começo da caminhada e, com certeza, verá muita evolução em pouco tempo.
Já na revisão, o fundamental é rever o máximo de coisas que puder, mas sem perder muito tempo em cada questão.
Se está difícil, não sabe a resposta, não insista. Passe para outra. Nada de ficar 15 minutos em uma só questão, batendo cabeça.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades.
É sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a sua área de atuação. Veja algumas opções realmente boas:
Tem material completo com videoaulas, além de professores de primeira linha.
Se você quer um curso com bom histórico de aprovação, além da possibilidade de estudar para mais de um concurso, o Gran Cursos certamente é uma ótima opção.
Se você quer ter a certeza que está estudando pelo melhor material e não se importa em pagar pela qualidade, o Estratégia Concursos é certamente sua melhor opção.
O Exponencial é mais uma excelente opção. O curso é voltado para o aprendizado acelerado e também oferece serviço de coaching 100% especializado.
Ficou com alguma dúvida?
Dá uma espiada também nas nossas outras redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Por lá tem muito material, com dicas, manuais e novidades do mundo dos concursos.
Conte com a gente!
Bons estudos!
A área da Segurança Pública no Paraná está prestes a lançar os novos concursos para…
A Polícia Militar do Distrito Federal se prepara para lançar o aguardado edital do concurso…
Atenção, concurseiros! A Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso lançou um novo processo…
Atenção, concurseiros de plantão! O prazo de inscrições do Concurso TRT 15, do Tribunal Regional…
O tão aguardado edital do concurso da Marinha para o Curso de Formação de Soldados…
Alô, concurseiros de plantão! O edital do Concurso MPU foi retificado e trouxe excelentes…