Se você é concurseiro, com certeza já ouviu falar de rateio de concursos. Quando buscamos pelo assunto na internet, o que encontramos são sites prometendo mundos e fundos, um material “de qualidade” a preço “justo”. Mas a verdade é que esse barato sai caro. Isso porque o rateio de concursos é uma atividade ilegal, que pode trazer muitos problemas para quem se envolve com ela.
Sabemos que, na ânsia de agilizar a tão sonhada aprovação, muitos candidatos acabam caindo na conversa de pessoas mal intencionadas. Pessoas que se aproveitam da boa fé dos outros para aplicar golpes. Infelizmente essa é uma realidade!
Por isso, nosso objetivo neste artigo é esclarecer quem não sabe o que é rateio de concursos. E alertar sobre os riscos que envolve. Especialmente para quem quer se tornar servidor público. Com a nossa experiência de mais de 15 anos no mundo dos concursos, buscamos orientar e indicar o melhor caminho, mostrando o lado real do rateio de concursos.
O que é “Rateio de Concurso”?
Rateio de concursos é a expressão usada para a cópia e comercialização não autorizadas de cursos e materiais de estudos para concurso público. Os envolvidos nesse tipo de atividade podem ser presos e responder processos por violação de direitos autorais, lavagem de dinheiro, associação criminosa e violação da legislação de consumo.
Com funciona um Rateio de Concursos?
O rateio de concursos funciona por meio de páginas na Internet. Nesses sites, o candidato paga o valor pedido e pode fazer download de diversos cursos, apostilas e videoaulas para estudo. O problema é que esses materiais são produzidos por terceiros, e não há pagamento de direitos autorais. Ou seja, na verdade o conteúdo está sendo roubado e revendido.
Vale a pena?
Algumas pessoas caem na rede do rateio de concursos sem ter ideia da irregularidade do serviço. Afinal, ele é vendido como a “opção ideal”, que vai resolver todos os seus problemas. E é muito fácil ser convencido diante de todos os “atrativos”.
Sabemos também que, muitas vezes, os valores de cursos preparatórios e materiais são elevados . Entretanto, alertamos que esse é o tipo de situação no qual o barato costuma sair bem caro. Porque não apenas quem vende está cometendo uma contravenção, mas quem compra os serviços também poderá responder legalmente pelo crime de receptação.
E lembre-se que ao pagar o valor que é realmente justo em um cursinho preparatório, você está garantido a remuneração dos professores. E são eles que investem tempo e conhecimento no preparo dos materiais no mais alto padrão de qualidade.
Quais os riscos?
São muitos!
Como já falamos, vender cópias de cursos, apostilas e videoaulas é crime. Recentemente foi presa uma quadrilha que praticava rateio de concursos em Curitiba, no Paraná. E ao comprar esses materiais você também corre muitos riscos. Veja quais:
- Muitos compradores acabam caindo em um golpe, recebendo arquivos incompletos, de baixa qualidade, desatualizados ou pastas completamente vazias. O site Reclame Aqui reúne centenas de reclamações desse tipo.
- Como a compra desses materiais é feita sempre pela internet, ao colocar seus dados no cadastro dessas páginas você corre ainda o risco de ter seu cartão de crédito clonado.
- Todo candidato aprovado em concurso, para que possa tomar posse, precisa apresentar a certidão negativa criminal. Ou seja, caso você acabe fichado por envolvimento nesse tipo de atividade ilegal, pode dar adeus ao sonho da carreira pública.
- Outra possibilidade é acabar ficando na mão de organizações criminosas. Afinal, elas podem até mesmo fazer chantagem quando você for aprovado e tiver assumido uma vaga.
A preparação para um concurso público é um momento intenso. Um período que requer disponibilidade de tempo e, na maioria das vezes, de dinheiro. Mas, tenha em mente que esse é um investimento no seu futuro!
Além disso, mesmo que esteja enfrentando um período de vacas magras, lembre-se que muitos cursinhos preparatórios oferecem uma boa quantidade de materiais gratuitamente. E que ainda há a possibilidade de baratear os custos. Você pode pedir descontos ou investir em módulos (que são mais em conta do que o pacote completo), por exemplo.
Aproveitamos para reforçar que rateio de concursos é crime e quem for pego cometendo essa ação ilegal pode ser preso. Fique esperto!
Para saber mais sobre tudo que acontece no universo concurseiro, ler conteúdo de qualidade, avaliações e dicas quentes, acompanhe o Próximos Concursos nas redes sociais. Acesse nossos perfis no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
E lembre-se: pode sempre contar com a gente na caminhada até a aprovação. Acreditamos no seu potencial!
Bons estudos!