Por vezes negligenciada por quem estuda, a revisão para concursos é parte fundamental da preparação.
Isso porque é nessa etapa que nosso cérebro registra as informações na memória de longo prazo. Ou seja, que a gente internaliza, de fato, o conteúdo.
Segundo essa teoria, se você não revisar, daqui a dois meses só vai lembrar cerca de 10% do que aprendeu.
Isso mesmo: apenas 20 minutos depois de ter lido algo, seu cérebro já esqueceu por volta de 42% das informações. Em 24 horas, esse percentual sobre para 67%. Em um mês, 79%. Em dois meses, já se forma 90% das informações!
Mas há algumas maneiras de potencializar suas revisões para concursos e conseguir ainda melhores resultados.
O ideal é que você faça a chamada repetição espaçada, que pode ser assim:
Contudo, é preciso avaliar como você se sai, aumentando ou diminuindo esses períodos, pois não há uma regra fixa nesse sentido. O mais importante é, a cada revisão, verificar o que pode sair da sua lista e o que deve permanecer.
É importante que o resumo traga anotações feitas com suas próprias palavras, uma vez que isso ajuda a ativar links mentais que vão facilitar a memorização. Sintetize o conteúdo em arquivos físicos (em fichas, por exemplo) ou virtuais (em pastas no computador) ajuda a deixar o material facilmente disponível para leitura e futuros apontamentos.
De nada adianta uma página do livro riscada de cima a baixo se nada daquilo faz sentido, nem vai efetivamente entrar na sua memória de longo prazo. Para tanto, toda vez que for grifar um trecho do conteúdo, pergunte-se por que ele é importante e como você o explicaria com suas palavras.
Apenas depois disso comece a grifar. E tente fazê-lo apenas em palavras que acionem mecanismos da sua memória, palavras-chave que vão ajudá-lo a se lembrar do conteúdo.
Entre os métodos mais conhecidos estão:
Por isso, nada de virar também o maluco das revisões, que revisa absolutamente tudo e passa horas nesse processo. Isso ao invés de ajudar, atrapalha seu aprendizado. Em se tratando de revisões, a quantidade não é o mais importante, mas a qualidade da informação que você assimilou.
Se você tem como investir tempo e dinheiro em curso preparatório, é preciso pensar bem antes para escolher um que seja adequado às suas necessidades. Afinal, é sempre um diferencial apostar em um módulo específico para a área ou cargo pretendido.
Desse modo, veja algumas opções realmente boas:
Você tem alguma outra dica de revisão para concursos? Compartilhe com a gente nos comentários!
Aproveite também para curtir e acompanhar nossas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Por lá você encontra material de estudo, ferramentas para potencializar o aprendizado e ainda pode trocar informações com outros concurseiros.
Conte com a gente!
Bons estudos!
A Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins avança com os preparativos para um novo…
A Polícia Militar do Estado de São Paulo publicou o edital do concurso público (Concurso…
Boas notícias, concurseiros! O concurso INSS está mais próximo do que nunca! O Instituto Nacional…
A Companhia de Água e Esgotos de Brasília publicou nesta quinta-feira, 21 de novembro, o…
A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou o edital do concurso público com 220 vagas…
Já conhece nosso canal no Youtube? O ProximosConcursos é um canal onde você encontra tudo…